BusinessTimes

Idosos também amam: Campanha de Dias dos Namorados da Reserva questiona etarismo

11 jun 2022, 17:00 - atualizado em 17 jun 2022, 7:17
dia dos namorados
Para o Dia dos Namorados, a Reserva lançou campanha protagonizada por casal de idosos (Imagem: Divulgação)

A Reserva, marca da Arezzo (ARZZ3), lançou campanha para o Dia dos Namorados com um detalhe que chamou atenção. Com a mensagem “Tem coisas que não mudam com o tempo”, a campanha é protagonizada por um casal de idosos.

Atrelada ao lançamento da coleção Underwear, de roupas íntimas, a ação tem como intuito trazer visibilidade a temas como o etarismo e o amor em todas as idades.

“O conteúdo explora o amor entre os dois, carinho e interações íntimas, em uma linguagem poética e sensível, com a mensagem de que o amor não tem idade”, diz a marca.

Etarismo

O etarismo se refere à discriminação com pessoas mais velhas, questão que a Reserva vai na contramão com a campanha de Dia dos Namorados.

Para Catherine Barros, gerente de Comunicação e Marketing da Camelo Digital, a presença do público 50+ é uma tendência e também uma necessidade, visto que as marcas não podem ignorar um público que é enorme.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, em 2050, 30% da população no Brasil e em outros 64 países terão mais de 60 anos.

Barros destaca que a escolha para a campanha do Dia dos Namorados atrai um público que, muitas vezes, é esquecido e acabam protagonizando campanhas apenas relacionadas à área da saúde.

Mas essa é uma realidade que precisa mudar, especialmente devido à representatividade e identificação.

Em comunicado, a marca evidenciou que pesquisas realizadas pelo IBGE apontam que o público sênior movimenta cerca de R$ 1,8 trilhão na economia brasileira, além da ascensão de influenciadores digitais com mais de 50 anos, que vem conquistando cada vez mais notoriedade e espaço nas redes sociais.

“A Reserva quis ir além. Por que não explorar o amor entre um casal de verdade de idosos? Por que não mostrar que o amor, a vontade de estar junto, é algo que pode ser eterno enquanto estamos vivos?”, destacam.

“Muito do intuito de fazer essa campanha, é também chamar atenção de pessoas mais novas, que olham muito para essa questão da diversidade e da inclusão, que são pontos muito importantes para essa nova geração”, explica Catherine Barros.

Com isso, Barros destaca que as marcas estão enxergando cada vez mais a necessidade de abraçar os públicos, diferentes idades, etnias, identidade de gênero, entre outros.

A repercussão da campanha nas redes sociais da Reserva foi positiva, assim como rendeu comentários positivos no Twitter.

Barros destaca que existe um risco neste tipo de campanha, mas que ele pode ser positivo, ao atrair atenção para a marca e, no caso da Reserva, a campanha foi muito bem-sucedida.

“Toda vez que uma marca lança uma campanha existe um risco de não dar muito certo, mas os comentários, mesmo os negativos, fazem com que a campanha se propague e alcance mais e mais pessoas”, diz.

Para além do marketing de Dia dos Namorados

Além da campanha de lançamento voltada para o Dia dos Namorados, em parceria com o Vagas.com, a Reserva criou um banco de talentos que reúne currículos de profissionais com mais de 50 anos, permitindo que recrutadores acessem as informações e os candidatos se apliquem às vagas dentro e fora da empresa.

Desde 2018, a Reserva conta também com o ‘Projeto Cara e Coroa’, que oferece oportunidades de emprego para profissionais com 50 anos ou mais nas lojas da marca.

“Geralmente, quando vemos oportunidades para profissionais da terceira idade são para cargos “menores”. Não queremos que os coroas se sintam menos parte da família Reserva ou tenham a sensação de que as suas funções são menos importantes do que as dos outros colaboradores”, esclarece Rony Meisler, CEO do grupo Reserva.

Receba as principais notícias de Marketing

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Marketing do Money Times e receba, todo sábado, uma seleção com as principais notícias do setor. Fique por dentro das marcas, ações de marketing e campanhas que se destacaram, bem como o que pode acontecer nos próximos dias. Clique aqui para se cadastrar.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.