Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Imóveis comerciais perdem valor real perante inflação, mostra pesquisa

Zeca Ferreira
22/06/2022 - 17:59
Imóveis
Preço de venda de imóveis comerciais fica cerca de 10% abaixo da inflação (Imagem: Pixabay / Joelfotos)

O preço de venda dos imóveis comerciais registrou ligeira desvalorização de 0,02% em maio, mostra o índice FipeZap. Nos últimos 12 meses, as propriedades comerciais valorizaram 0,04%.

O resultado ficou abaixo da inflação medida pelo IPCA e IGP-M, que registraram altas de 11,73% e 10,72%, respectivamente, no mesmo período, o que representa uma perda real de cerca de 10%.

Em relação ao valor do aluguel comercial, o índice FipeZap registrou elevação de 0,66% em maio. Com o resultado, o indicador acumula inflação de 4,71% nos últimos 12 meses.

Para os proprietários dos imóveis, o retorno médio do aluguel ficou em 5,69% ao ano em maio, superando a rentabilidade da locação de imóveis residenciais que foi de 4,92% no mesmo período.

Ambos os rendimentos, porém, estão abaixo dos 13,25% da taxa básica de juros (Selic), que baliza os investimentos em renda fixa, como os títulos do tesouro.

Cidades com maiores altas

O índice FipeZap acompanha o preço médio de salas e conjuntos comerciais de até 200 metros quadrados em 10 cidades brasileiras.

Entre os municípios monitorados, os preços de venda avançaram em Brasília, Florianópolis e Curitiba, com avanço de 1,69%, 0,70% e 0,12%, cada. Já as cidades de Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre apresentaram desvalorização de 1,02%, 0,26% e 0,21%.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Última atualização por Matheus Caselato - 22/06/2022 - 17:59

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto