Imposto de Renda 2023

Imposto de Renda 2023: Trabalhador informal deve declarar IR; veja como

21 mar 2023, 17:03 - atualizado em 21 mar 2023, 17:03
Imposto de renda, Leão
Para evitar problemas com o Fisco, trabalhador informal deve declarar Imposto de Renda (Imagem: Unsplash/ Glen Carrie)

Não é somente quem possui um emprego formal que precisa fazer a declaração do Imposto de Renda 2023. O mesmo vale para os trabalhadores autônomos e informais que tenham recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano.

Também devem fazer a declaração aqueles que receberam em 2022 rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, superiores a R$ 40 mil.

Mesmo que a renda obtida pelo trabalho informal não seja imediatamente rastreável pela Receita Federal, há mecanismos de fiscalização que permitem ao Fisco cruzar dados de consumo e renda.

Se o trabalhador comprar um carro, por exemplo, a Receita pode rastrear a transação através do CPF. Caso exista disparidade entre a renda declarada e o patrimônio do contribuinte, isso pode gerar penalidades.

A mesma regra vale para quem tem emprego formal, mas ganha uma renda extra com atividades informais. Para evitar problemas com o Fisco, o valor deve ser declarado.

Como declarar o imposto de renda?

No caso dos trabalhadores informais, a melhor maneira de ficar em dia com a Receita é pagando o carnê-leão ao longo do ano. Isso evita, por exemplo, que o contribuinte tenha que desembolsar uma quantia elevada de uma vez só.

Para gerar o carnê, basta acessar o portal e-CAC, ir em “Meu Imposto de Renda” e clicar na opção “Acessar Carnê-Leão”. Depois de preencher todos os dados, o próprio sistema da Receita Federal vai gerar o valor a ser pago mensalmente.

Além do pagamento do carnê, é necessário que o trabalhador preencha as fichas da declaração do IR de forma adequada.

No caso de rendimentos recebidos de pessoas físicas, por exemplo, os valores devem ser lançados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas e do Exterior”, na coluna “Trabalho não assalariado”.

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.