AgroTimes

Índia fabrica 39,4 milhões de t de açúcar no ciclo 2021/22 e supera Brasil

05 out 2022, 11:08 - atualizado em 05 out 2022, 11:08
Açúcar
“O governo tem incentivado as usinas de açúcar a direcionar o açúcar para o etanol e também a exportar o açúcar excedente para que as usinas de açúcar possam fazer o pagamento da cana aos agricultores em tempo” (Imagem: Pixabay)

A Índia se consolidou como o maior produtor e consumidor mundial de açúcar na temporada 2021/22.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O país processou recorde de cerca de 500 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na temporada 2021/22 (outubro de 2021 a setembro de 2022), das quais cerca de 357,4 milhões de toneladas foram processadas por usinas para fabricar cerca de 39,4 milhões de toneladas de açúcar (aumento de cerca de 17% ante o ciclo 2020/21), segundo dados do Ministério do Consumidor, Alimentação e Distribuição Pública, divulgados nesta quarta-feira, 5.

O país asiático desbancou o Brasil que, em sua temporada 2021/22 (abril de 2021 a março de 2022), registrou produção total de 35,05 milhões de toneladas do adoçante.

A Índia também se firmou no ciclo como o segundo maior exportador global do alimento, atrás apenas do Brasil.

As exportações indianas acumularam 10,9 milhões de toneladas de açúcar no período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A temporada também se destaca por não haver assistência financeira (subsídios) do governo da Índia aos produtores locais para orientar a venda no mercado interno ou externo, prática que foi condenada por players globais e pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e persistia até o ciclo 2020/21.

Segundo o Ministério indiano, o mercado foi favorecido pelos preços internacionais e pela política de apoio do governo indiano.

“O governo tem incentivado as usinas de açúcar a direcionar o açúcar para o etanol e também a exportar o açúcar excedente para que as usinas de açúcar possam fazer o pagamento da cana aos agricultores em tempo”, afirma a entidade, em nota.

Segundo o relatório, as exportações renderam divisas de cerca de US$ 4,9 bilhões para o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a entidade, o crescimento do setor de etanol no país, nos últimos 5 anos, também apoiou o setor de açúcar.

Do total produzido de açúcar em 2021/22, o país destinou 3,5 milhões de toneladas para a produção de etanol.

“A capacidade de produção de etanol das destilarias à base de melaço/açúcar aumentou para 605 milhões de litros por ano e o progresso ainda continua para atingir as metas de 20% de mistura até 2025”, destaca o órgão.

Atualmente a mistura de etanol na gasolina está em 10%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Índia encerra a temporada 2021/22 com um saldo de estoque de 6 milhões de toneladas de açúcar, essencial para atender às necessidades do mercado interno por 2,5 meses.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar