CryptoTimes

Índia quer seguir adiante com proibição de investimento em criptomoedas

12 fev 2021, 8:06 - atualizado em 12 fev 2021, 8:10
Além de proibir qualquer tipo de investimento em criptomoedas, o projeto de lei também quer restringir a negociação de cripto por meio de corretoras estrangeiras (Imagem: Unsplash/akshat18_gupta)

O governo indiano irá impor uma proibição total a investimentos com criptomoedas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ontem (11), BloombergQuint, subsidiária local da grande empresa jornalística, citou uma “autoridade sênior do Ministério das Finanças”.

A proibição não será imposta da noite para o dia, segundo o responsável, afirmando que o governo fornecerá um período de transição entre três a seis meses para que investidores liquidem seus investimentos.

Já que o banco central da Índia não apoia criptomoedas, o governo irá banir seu uso de todas as formas por meio de uma lei que será apresentada ao Parlamento, disse a autoridade. A proibição também irá restringir a negociação de cripto por meio de corretoras estrangeiras, segundo o artigo.

A lei de cripto da Índia será baseado no regime cripto da China, que baniu todo e qualquer tipo de negociação cripto, segundo a autoridade. Porém, a China só baniu a negociação entre fiduciárias e cripto em 2017. A negociação de cripto para cripto ainda é permitida no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Projeto de Lei Oficial sobre Criptomoedas e Regulação de Moedas Digitais de 2021” será apresentado à sessão orçamentária do Parlamento Indiano, que terminará em 8 de abril, com recesso entre 15 de fevereiro e 8 de março.

O projeto de lei visa proibir todas as “criptomoedas privadas” na Índia. Ainda não se sabe qual é a definição do termo “criptomoedas privadas” nem como será o texto final do projeto de lei.

Ainda assim, esta semana, Nirmala Sitharaman, a ministra de Finanças do país, havia sugerido que criptomoedas privadas incluem todas as moedas digitais, fora as que forem emitidas por um banco central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a autoridade mencionada anteriormente, o projeto de lei proposto “será enviado em breve ao Gabinete da União para aprovação”.

Esta semana, Anurag Thakur, o ministro júnior das Finanças, também havia dito que o projeto de lei “está sendo finalizado e será enviado ao gabinete em breve”.

O processo legislativo é demorado na Índia. Quando um projeto de lei é enviado para consulta no gabinete, diversos ministérios dão seu feedback. Quando esse processo é concluído, o projeto vai para o Parlamento.

O Parlamento possui seu próprio processo de aprovação, incluindo aprovações de Lok Sabha (Câmara do Povo) e do Rajya Sabha (Conselho dos Estados). Quando o projeto de lei é aprovado pelo Parlamento, passa para o presidente da Índia para uma assinatura final.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, se o gabinete quer que um projeto de lei específico seja aprovado, pode optar por um decreto. Decretos permitem que o governo indiano tome uma ação legislativa imediata.

Na semana passada, houve relatos de que é provável que o governo aprove um projeto de lei sobre criptomoedas por meio de um decreto.

Por que países emergentes, como a Índia,
devem comprar bitcoin e não bani-lo?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar