Internacional

Índia tem menor número de casos de Covid em 6 semanas, mas Estados sofrem para obter vacinas

25 maio 2021, 9:37 - atualizado em 25 maio 2021, 9:37
Vacinas Índia
A Índia mal vacinou 3% do 1,3 bilhão de habitantes do país, a taxa mais baixa entre os 10 países com mais casos de Covid-19 no mundo (Imagem: REUTERS/Francis Mascarenhas)

O número oficial de infecções de coronavírus diárias da Índia atingiu nas últimas 24 horas a menor quantidade em quase seis semanas, despertando a esperança de que uma segunda onda devastadora esteja recuando, mas líderes governamentais disseram que a escassez de vacinas é uma grande preocupação.

A Índia mal vacinou 3% do 1,3 bilhão de habitantes do país –a taxa mais baixa entre os 10 países com mais casos de Covid-19 no mundo–, o que deixa seu frágil sistema de saúde vulnerável a uma possível terceira onda, de acordo com especialistas.

O Instituto Serum da Índia, que está fabricando a vacina da AstraZeneca, e a empresa local Bharat Biotech, que está produzindo a Covaxin, disseram estar aumentando a produção, mas o suprimento continua muito abaixo das milhões de doses de que o país necessita.

Nesta terça-feira, a Índia registrou 196.427 casos novos de coronavírus das últimas 24 horas, seu menor aumento diário de infecções desde 14 de abril, e bem abaixo do pico de 414.188 relatado em 7 de maio. A quantidade oficial de casos registrados no país desde o início da pandemia está em 26,95 milhões.

Há grandes temores de que muitas infecções novas não estejam sendo registradas devido a uma escassez de testes no interior, para onde o vírus se espalha a partir das cidades.

Desesperados, vários governos estaduais lançaram licitações globais ou buscaram demonstrações de interesse de farmacêuticas como Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson para obter suprimentos com urgência.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.