Economia

Indicador do Fed aponta que EUA já entrou em recessão

04 jul 2022, 10:17 - atualizado em 04 jul 2022, 10:17
Federal Reserve
GDPNow já projeta PIB negativo no segundo trimestre. (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)

Uma das maiores dúvidas do mercado é se os Estados Unidos estão caminhando para uma recessão. E, se sim, quando ela vai ser confirmada. No entanto, o GDPNow sugere que a economia americana já está em uma recessão técnica, quando há dois trimestres consecutivos de crescimento negativo do Produto Interno Bruto (PIB).

O GDPNow é uma ferramenta do Federal Reserve de Atlanta para projetar a evolução do PIB do país em tempo real, levando em conta as informações do mercado que são divulgadas diariamente.

Os dados mais recentes do GDPNow preveem uma contração de 2,1% do PIB no segundo trimestre. Caso a projeção se confirme, vão ser dois trimestres de queda na atividade econômica – nos primeiros três meses do ano, o PIB americano registrou retração de 1,6%. Ou seja, o país entraria no que os economistas chamam de recessão técnica.

O que levou o Fed de Atlanta a reduzir a previsão do PIB foi a perda de força nos gastos do consumidor – em maio, as despesas de consumo pessoal subiram 4,7% em relação ao ano passado, mas registraram queda de 0,2 ponto percentual a menos que no mês anterior e a primeira queda de 2022. Além disso, o Fed elevou sua taxa básica de juros em 1,5 pp desde março. E o ciclo de aperto monetário deve se manter até 2023.

Os economistas pensam diferente: a maioria prevê um retorno do crescimento de 3%. Mas os mais pessimistas preferem seguir o GDPNow. “O histórico de longo prazo do modelo é excelente”, diz Nicholas Colas, especialista da DataTrek. “Desde que o Fed de Atlanta começou a usar o modelo, em 2011, seu erro médio foi de apenas -0,3 ponto. De 2011 a 2019 (excluindo a volatilidade econômica em torno da pandemia), seu erro de rastreamento foi em média zero”.

A primeira prévia do PIB do 2º trimestre será divulgada no dia 28 de julho.

*Com informações da CNBC

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Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
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