Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) descola do mau humor de Wall Street com risco de nova alta do Fed; veja os indicadores desta terça (17)

17 out 2023, 12:23 - atualizado em 17 out 2023, 12:23
Indicadores
Entre os indicadores, o foco se deu aos dados de do IGP-10 e ao volume de serviços, no qual apontou queda no mês de agosto (Arte: Giovanna Melo/Money Times)

Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou com foco aos dados do IGP-10 e ao volume de serviços, no qual apontou queda no mês de agosto. Além disso, saíram os dados dos Estados Unidos de vendas no varejo, sinalizando uma demanda resiliente e mercado de trabalho forte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Wall Street, os índices abriram em queda, com impulso do aumento dos rendimentos dos Treasuries após fortes dados de vendas e queda de fabricantes de chips. Além disso, os dados de vendas no varejo subiram mais do que o esperado em setembro, abrindo espaço para nova alta nos juros por parte do Federal Reserve. 

Por volta de 12h20, o Ibovespa (IBOV) avançava +0,26% a 116.779 mil pontos. Já em Wall Street, S&P 500 caia 0,24%, Dow Jones 0,09% e Nasdaq esfriava 0,50%.

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta terça-feira (17)

Brasil

Índice Geral de Preços  10 (IGP-10), realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), registrou uma variação de 0,52% em outubro, ante 0,18% em setembro. Com isso, o índice acumulou -4,65% no ano e de -4,88% em 12 meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na comparação anual, o índice havia desacelerado 1,04% em setembro, acumulando 7,44% em 12 meses.

Nas composições do IGP-10, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), no qual responde por 60% do indicador geral, apontou uma variação de 0,61%, ante a queda de 0,23% em setembro.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), no qual responde por 30% do indicador geral, apontou uma alta de 0,25% em outubro, ante 0,02% em setembro.

Por fim, o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), no qual responde por 10% do indicador geral, apontou uma variação de 0,36% em outubro, ante 0,18% em setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em agosto de 2023, o volume de serviços no Brasil caiu 0,9% na comparação mensal. Embora os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrem uma alta de 11,6% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia, o setor está 1,9% abaixo de dezembro de 2022.

O resultado acumulado em doze meses passou de 6% em julho para 5,3% em agosto, mostrou perda de dinamismo e o resultado menos intenso desde agosto de 2021, quando registrou 5,1%.

Estados Unidos

O Índice de Vendas no Varejo subiu mais do que o esperado em setembro, demonstrando uma demanda resiliente. Segundo o Departamento de Comércio, a alta foi de 0,7%, ante os 0,8% em agosto, com dados revisados. Os dados, que não incluem gasolina, também avançaram 0,7%.

Já o Índice NAHB de Mercado Imobiliário, permaneceram acima de 7% nos dois últimos meses, uma vez que os níveis de sentimento caíram para o ponto mais baixo desde janeiro de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, o Índice de Produção Industrial, registrado pelo Federal Reserve, avançou 0,4% em setembro, com dados revisados para baixo, mostrando uma queda de 0,1% na produção das fábricas, ao invés de +0,1% registrado anteriormente. Na comparação anual, o índice caiu 0,8%.

Europa

O Indicador ZEW de Sentimento Econômico da Zona do Euro, apontou um avanço de 2,4 pontos, atingindo -12,3 pontos em outubro.

* Com dados da Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar