Indonésia quer cobrar impostos sobre ganhos com criptomoedas

11/05/2021 - 10:48
Traduzido e editado por Vitória Tonetti Martini
Especulação sobre projeto de cobrança de impostos em transações cripto foi revelada pela primeira vez no mês passado (Imagem: Unsplash/@anggit_mr)

A Indonésia, a maior economia no sudeste da Ásia, quer cobrar impostos sobre negociações com criptomoedas.

O plano ainda está em estágio de discussão, disse Neilmaldrin Noor, porta-voz da agência de impostos do país, à Reuters nesta terça-feira (11). 

“É importante saber que, se há um lucro ou um ganho de capital gerado por uma transação, o lucro é passível de ser cobrado imposto”, disse Neilmaldrin. “O contribuinte que tem ganho de capital [com transações] precisa pagar o imposto e declarar [o lucro].”

A Indonésia vê criptomoedas como um commodity para negociações, mas baniu seu uso como forma de pagamento no país.

No mês passado, Teguh Kurniawan Harmanda, diretor de operações da corretora cripto local Tokocrypto, informou sobre o plano de cobrança de impostos da Indonésia.

Ele disse à CNBC Indonesia que agentes da indústria e agências governamentais, incluindo o Comitê de Supervisão de Negociação de Futuros (Bappebti), do Ministério do Comércio, estavam discutindo como poderiam aplicar impostos sobre transações com criptomoedas.  

Harmanda disse que a taxa proposta sobre lucros com criptomoedas é de 0.05%, a qual é menor que os impostos cobrados sobre negociações de ações, que atualmente é de 0,1%.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Tonetti Martini - 11/05/2021 - 10:48

Pela Web