Indústria

Indústria do Brasil cresce em abril com demanda externa a despeito de pressão da guerra sobre os preços, mostra PMI

04 maio 2026, 10:24 - atualizado em 04 maio 2026, 10:24
Indústria, IBGE, Brasil, Economia, Produção Industrial
(Imagem: Markus Bürkle/Pexels/Canva)

A indústria brasileira se recuperou em abril e aumentou a produção pela primeira vez em um ano graças às novas encomendas de exportação, embora a guerra no Oriente Médio tenha pressionado os preços de insumos e de venda, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (4).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) da indústria brasileira, compilado pela S&P Global, subiu a 52,6 em abril, de 49,0 em março, atingindo o nível mais alto em 14 meses. A marca de 50 separa crescimento de contração.

“Abril mostrou-se um mês de desempenho misto para o setor industrial do Brasil. Embora tenha havido um impulso bem-vindo nos volumes de produção, decorrente do aumento da demanda externa, isso foi em grande parte compensado pela persistente fraqueza do mercado doméstico, e o total de novos pedidos voltou a cair”, destacou Pollyanna De Lima, diretora associada de economia da S&P Global Market Intelligence.

Os volumes de produção aumentaram em abril pela primeira vez em um ano e no ritmo mais forte desde março de 2025, em meio a uma demanda maior por determinados produtos – especialmente nos casos em que os clientes temiam novos aumentos de preços devido à guerra no Oriente Médio – e tentativas de reforçar estoques de contingência, segundo os dados qualitativos.

A melhora da demanda em abril se concentrou nos mercados externos, com a taxa de crescimento dos novos negócios de exportação chegando ao nível mais alto em um ano e meio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As tarifas dos Estados Unidos ajudaram algumas empresas a acessar novos mercados, segundo reportado por entrevistados, com citações de ganhos na Argentina, Itália, México e Polônia, segundo a pesquisa.

No entanto, o total de novas encomendas registrou declínio em abril pelo 13º mês seguido, com os participantes do levantamento citando desafios econômicos no mercado doméstico, pressões competitivas e fraqueza da demanda.

Os produtores brasileiros aumentaram o número de empregados pelo terceiro mês consecutivo, no ritmo mais forte desde fevereiro de 2025, com evidências de clara preferência por contratações em tempo integral, em vez de temporárias, para atender às necessidades do negócio.

Um dos fatores que sustentaram as contratações foi a recuperação das expectativas positivas em relação às perspectivas de crescimento, em meio à esperança de um fim para a guerra no Oriente Médio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação aos preços, a guerra entre Estados Unidos e Israel contra o Irã elevou as taxas de inflação de insumos e de preços cobrados.

Os produtores de bens buscaram se proteger contra a escassez de materiais comprando itens adicionais em abril, mas enfrentaram pressões de custos que não eram vistas desde a pandemia de Covid-19. Com exceção desse período, a taxa de inflação foi a mais alta já registrada na pesquisa em meio à elevação dos preços de frete, combustível e petróleo e, subsequentemente, de vários outros materiais, devido ao conflito no Oriente Médio.

O mesmo aconteceu com os preços cobrados, mas ainda assim a taxa de aumento dos preços de venda ficou consideravelmente abaixo da dos custos de insumos, indicando que os fabricantes absorveram uma parcela significativa de seus custos adicionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar