Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Inflação da Turquia atinge máxima de dois anos acima de 17% após queda da lira

03/05/2021 - 11:25
Lira
A lira caiu 13% desde meados de março, quando o presidente, Tayyip Erdogan, substituiu um presidente respeitado e ‘hawkish’ do banco central (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo)

A inflação anual turca subiu para 17,14% em abril para o seu nível mais alto em quase dois anos, mostraram dados nesta segunda-feira, impulsionada por uma queda da lira e importações de commodities caras, pressionando o novo chefe do banco central a manter a política monetária rígida.

A lira caiu 13% desde meados de março, quando o presidente, Tayyip Erdogan, substituiu um presidente respeitado e ‘hawkish’ do banco central, elevando os custos de importação para a Turquia, que é dependente da importação.

A depreciação se refletiu no aumento dos preços ao produtor, que aumentaram 35,17% em abril, contra 31,20% em março, segundo dados do Instituto de Estatísticas da Turquia.

Mensalmente, os preços ao consumidor subiram 1,68%, um pouco menos do que a previsão da pesquisa Reuters de 1,80%.

Abrão Filho aumenta 135% sua receita em 2021

O banco central estimou na semana passada que a inflação atingiria um pico em abril e cairia para 12,2% no final do ano.

Mas alguns analistas dizem que a inflação pode continuar a subir até maio e talvez até junho, atrasando quaisquer cortes na taxa de juro de 19%. A previsão mediana de final de ano na última pesquisa Reuters era de 14%.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre:

Última atualização por Rafael Borges - 03/05/2021 - 11:25

Pela Web