Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

IGP-M sobe 1,82% em janeiro, abaixo das expectativas do mercado

Iasmin Rao Paiva
28/01/2022 - 8:00
Setor Imobiliario
Em janeiro de 2021, o IGP-M subiu 2,58% e acumulou alta de 25,71% nos 12 meses anteriores (Imagem: Reuters/Octavio Jones)

O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) subiu 1,82% no primeiro mês de 2022, após variar 0,87% em dezembro de 2021, segundo a FGV. O valor veio abaixo das expectativas do mercado, que calculavam uma alta de 2% no período, segundo pesquisa da agência Reuters.

No acumulado dos 12 meses anteriores à janeiro, o indicador de inflação cresceu 16,91%. Em janeiro de 2021, o IGP-M subiu 2,58% e acumulou alta de 25,71% nos 12 meses anteriores.

André Braz, economista do Ibre-FGV, destaca a participação do minério de ferro teve no resultado. A commodity está passando por um período de valorização e impacta no IPA (Índice de Preço ao Produtor), principal componente do IGP.

Por isso, o especialista explica que “o IGM registra desacelerações neste primeiro trimestre, mas a volatilidade do minério vem impedindo uma desaceleração no tamanho que era prevista”.

Novo índice

Neste mês, a FGV anunciou um novo indicador, que será calculado pela Fundação mensalmente, o IVAR (Índice de Variação de Aluguéis Residenciais). O indicador medirá a evolução mensal dos preços de aluguéis residenciais em quatro  das principais capitais brasileiras: Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

O intuito do IVAR é fazer uma avaliação mais precisa do preço dos aluguéis, atualmente medido pelo IGP-M. A nova medida deve suprir o problema do atual índice: que acompanha os preços do setor produtivo.

 

Última atualização por Iasmin Rao Paiva - 28/01/2022 - 8:33

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto