Internacional

Inflação dos EUA: Livro Bege se alinha a Powell e também aponta ritmo mais moderado

06 mar 2024, 17:40 - atualizado em 06 mar 2024, 17:40
livro bege federal reserve fed banco central estados unidos inflação tendências 2024 jerome powell
Alinhamento: Livro Bege endossa avaliação de Powell de que a inflação americana está mais comportada e alimenta a esperança de corte dos juros americanos (Imagem: REUTERS/Joshua Roberts)

O Livro Bege, divulgado pelo Federal Reserve nesta quarta-feira (6), reforçou o bom humor do mercado, ao endossar a avaliação de que a inflação dos Estados Unidos vai crescer em um ritmo mais moderado. Além disso, o documento nota um equilíbrio melhor entre a oferta e a demanda no mercado de trabalho americano.

O Livro Bege foi divulgado horas depois de o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmar que a economia americana cresce num ritmo “sólido” e que não há motivos para imaginar que entre em recessão no curto prazo. As declarações foram dadas por Powell, durante depoimento à Comissão dos Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos

Powell acrescentou que seria possível reduzir a política monetária restritiva, sinalizando os cortes de juros ainda em 2024, e considerou muito baixa a probabilidade do país viver um cenário econômico de recessão.

O Livro Bege é um dos documentos mais importantes para o mercado americano e, por tabela, global, pois é uma das principais referências para decisões de política monetária do Fed. O próximo encontro do Fomc (o equivalente americano ao nosso Copom) está programado para os dias 19 e 20 de março.

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.

O alinhamento entre Powell e o Livro Bege contribui para a alta dos principais índices de ações das Bolsas americanas. Por volta das 17h34 (horário de Brasília), o Dow Jones subia 0,05%, o S&P 500, 0,32%, e a Nasdaq, 0,32%.

O cenário positivo em Wall Street ajuda, inclusive, a Bolsa brasileira. Por aqui, no mesmo horário, o Ibovespa subia 0,57%, para 128.828 pontos.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.