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Inflação não intimida compradores da Black Friday, aponta pesquisa da Méliuz

25 set 2022, 14:00 - atualizado em 23 set 2022, 14:20
Black Friday
Intenção de compra para a Black Friday de 2022 cresceu, segundo a pesquisa (Imagem: Unsplash/ CardMapr)

Mesmo com a inflação, pesquisa realizada pela Méliuz mostra que 91,3% dos entrevistados pretendem ir às compras na Black Friday e 39% estão dispostos a gastar mais.

A pesquisa de intenção de compra para a Black Friday foi realizada com parte da base de mais de 25 milhões de usuários da Méliuz. Segundo o estudo, que tem 3% de margem de erro, a intenção de compra dos brasileiros para a data é 20% maior em relação à pesquisa feita em 2021.

O estudo aponta ainda que 97,5% pretendem comprar novamente neste ano. Já entre os que não compraram no ano passado, 81,8% planejam comprar na edição de 2022.

Apenas 8,7% não pretendem comprar na data, apresentando como justificativa não acreditar nos descontos da Black Friday, os preços muito altos e o desemprego.

Inflação não intimida consumidores da Black Friday

A pesquisa apontou que o cenário econômico não deve atrapalhar nas compras, visto que 39% dos entrevistados estão dispostos a desembolsar um valor maior e 26,6% não têm orçamento estipulado.

Em relação à preferência dos consumidores entre e-commerces e lojas físicas, o estudo aponta disposição maior de compras entre os usuários do e-commerce.

Segundo os dados levantados, apenas 16% dos compradores de lojas físicas estão dispostos a gastar entre R$ 1.000 a R$ 2.999, contra 21,9% dos consumidores que preferem comprar online. A tendência se repete na faixa acima de R$ 3.000, em que 8% dos que compram em lojas físicas estão dispostos a gastar contra 12,3% dos usuários que compram online.

Além disso, 26% dos compradores do e-commerce vão às compras na Black Friday sem um orçamento definido, enquanto nas lojas físicas essa parcela é de apenas 8%, apontando uma tendência de mais compras feitas por impulso no ambiente online.

Preferências dos consumidores

Segundo o estudo da Méliuz, após faturamento de R$5,4 bilhões na Black Friday de 2021, um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior, o e-commerce se mantém como a preferência de 90,4% dos usuários ouvidos, enquanto 69,1% dos entrevistados devem comprar exclusivamente em lojas online na Black Friday 2022.

Os principais motivos apontados para esta preferência são:

  • comodidade (44%);
  • crença de que as promoções da data são melhores nas lojas online do que nas lojas físicas (41,4%).

Já os fatores decisivos para estes usuários na hora de fechar a compra são:

  • cashback (32,4%);
  • preço promocional (31,3%); e
  • frete grátis (20,5%).

“Procuro um pouco de tudo, mas a loja precisa ser de confiança. Levo em consideração o preço final considerando frete, descontos e cashback, e também o prazo de entrega”, afirma um usuário em resposta à pesquisa do Méliuz.

Para 21,3% dos usuários, a preferência se divide entre lojas físicas e online. As principais motivações para comprar online são:

  • frete grátis (25,2%);
  • cashback (23,9%); e
  • preço promocional (21,3%).

Já no caso das compras em lojas físicas:

  • economia no frete (31,6%);
  • o gosto por pegar e ver o produto antes de comprar (26,5%); e
  • a possibilidade de experimentar o produto (13,5%).

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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