Aplicativo do INSS vai sair do ar em todo o Brasil; veja quando ele volta
O INSS vai interromper seu atendimento presencial nas agências de todo o Brasil por três dias devido a uma atualização nos sistemas previdenciários. Para além do fechamento físico, o aplicativo Meu INSS e a central telefônica 135 também ficarão fora do ar.
Por que o INSS vai suspender atendimento
A paralisação no serviço se dá pela atualização dos sistemas da Dataprev, estatal responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a pausa visa melhorias técnicas como:
- Capacidade operacional
- Reduzir falhas no processamento de dados previdenciários
- Garantir maior estabilidade
- Mais segurança
- Melhorar a eficiência dos serviços
Até quando o INSS ficará fora do ar?
O INSS informou que os atendimentos remotos seguem funcionando normalmente até o dia 27.
SAIBA MAIS: O Money Times reuniu as recomendações de mais de 20 bancos e corretoras em um conteúdo gratuito e completo para você investir melhor; veja aqui.
A partir das 19h do dia 27, os canais digitais entram em um período de indisponibilidade.
De acordo com o cronograma divulgado, entre 27 de janeiro, às 19h, e 31 de janeiro, ficarão fora do ar:
- Meu INSS (site e aplicativo)
- Central telefônica 135
Na prática, durante esse intervalo, os segurados não poderão usar os canais oficiais do INSS para fazer solicitações, consultar informações ou acompanhar o andamento de benefícios.
Como evitar qualquer tipo de prejuízo?
Como o atendimento remoto segue disponível até o dia 27, a orientação é antecipar o máximo possível de consultas, solicitações e acompanhamentos antes do início da indisponibilidade, às 19h.
Para quem depende dos canais digitais do INSS, a recomendação é resolver pendências antes desse horário, já que, durante o período de indisponibilidade, não será possível nem consultar informações, nem acompanhar o andamento de benefícios ou realizar agendamentos.
Outra orientação importante é acompanhar possíveis reencaixes e remarcações. Segundo o INSS, está garantido o reencaixe dos atendimentos para os beneficiários que optaram por manter o atendimento presencial em dia útil.