Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Investidor já pode ser “gestor” em novo robô de investimentos lançado no Brasil

03/09/2019 - 22:07
Monetus
O cliente pode montar sozinho sua carteira com apoio do simulador e da ferramenta de comparação de fundos (Imagem: Site da Monetus)

A Monetus, que trabalha com robôs de investimentos, lançou o primeiro simulador de fundos de investimento do Brasil que tira a decisão final apenas dos algoritmos e permite que o cliente tenha liberdade de escolher os investimentos que quer colocar na sua cesta.

“Descobrimos que o investidor quer ter liberdade de escolha, na maior parte das vezes ele não quer um produto 100% automatizado”, explica Vinícius Soares, cofundador da Monetus, responsável pela área de produtos. “Essa ferramenta vai permitir que ele faça a ponta final de uma maneira muito simples, munido de muita informação.”

A ferramenta da Monetus leva em conta todas as métricas que um gestor profissional usa para avaliar um fundo, como volatilidade, rentabilidade, taxa de administração, tamanho da gestora e do fundo, entre outros. Atualizada diariamente, ela compara e avalia mais de 27 mil fundos e processa 300 milhões de dados. O que o cliente enxerga no final é um ranking com a seleção dos melhores fundos.

Metodologia “Ikea”

Segundo a metodologia da Monetus, quanto mais próximo de cinco estrelas, melhor a qualidade de um fundo. A empresa também desenvolveu um simulador de carteiras, ferramenta capaz de combinar centenas de fundos de investimento para criar uma carteira personalizada. “É uma ferramenta que hoje só é usada por gestores profissionais. Nós vamos entregar de graça”, diz Soares.

A inspiração da Monetus veio da sueca Ikea, que inspirou uma linha de gestão conhecida com o “Ikea Effect”. “O segredo da Ikea é entregar o produto de forma fácil de montar. O cliente acaba criando uma relação afetiva com o produto. Na Monetus, o robô surge para facilitar essa montagem. Estamos entregando liberdade e confiança”, afirma Soares.

Desta forma, o cliente se sente parte do trabalho e dá mais valor ao produto final.

Graus distintos

A partir de agora, o cliente terá três formas de investir, com graus distintos de automatização.

Na primeira, a Monetus monta a carteira, com possibilidade de alterações apenas no percentual de cada um dos fundos escolhidos. Veja aqui.

A segunda forma, inspirada na Ikea, permite que o investidor crie a própria carteira, começando com algumas sugestões da Monetus. Na fase de testes, foi o formato mais clicado, comprovando a nova tese da gestora, de que o investidor quer liberdade para participar desse processo. Teste aqui.

No último, mais avançado, o cliente vai além e monta sozinho sua carteira com apoio do simulador e da ferramenta de comparação de fundos. Simule aqui.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Gustavo Kahil - 03/09/2019 - 22:07

Há uma bolha na Bolsa brasileira?