Mercados

Investimentos alternativos: Onde lucrar em 2023?

06 jan 2023, 16:30 - atualizado em 11 jan 2023, 11:23
Investimentos alternativos
As classes de investimentos alternativos que devem performar bem este ano são: Private Equility e Special Situations (Imagem: Pixabay)

Em meio a um cenário de incertezas, diversificar o portfólio pode ser uma saída para diminuir os riscos. Dentre eles, os investimentos alternativos surgem como possibilidade para ganhar com os juros altos, por exemplo.

Para o analista Victor Inoue, da WIT Invest, duas classes devem performar acima da média este ano. São eles: Private Equity e Special Situations.

Inoue explica que a primeira classe de fundos pontuada são aquelas que investem capital diretamente em empresas, principalmente as do segmento de mercado-médio (middle-market).

Ainda segundo o analista, o fundo também é responsável por alavancar o crescimento das empresas investidas, seja por injeção de capital e auxílio na melhora de governança ou aceleração do processo de transformação digital.

Inoue destaca que, dado o momento de incerteza no Brasil e com uma taxa de juros elevada, o custo de se financiar por crédito ficou caro.

“Buscar um sócio capitalizado tornou-se mais interessante e esse é o melhor momento para que os fundos de Private Equity façam seus investimentos”.

Special Situations

De acordo com a corretora, outro fundo que tende a performar bem nas condições atuais de mercado é o Special Situations.

O analista explica que, quando se fala desse tipo de fundo no Brasil, estamos nos referindo, basicamente, a fundos focados na estruturação de crédito, como operações de antecipação de recebíveis, recuperação de crédito inadimplente, precatórios, entre outros.

“O spread de crédito brasileiro está em patamares elevados, e mostra o balanço de bancos como o Bradesco (BBDC4). As instituições financeiras têm aumentado sua provisão para devedores duvidosos”.

Inoue diz que, assim como fundos de Private de Equity, os gestores de Special Situations conseguem escolher a dedo onde investir seu capital.

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.