Agenda do Dia

IPCA e repercussão do PIS/Cofins no Planalto; confira a agenda desta terça (11)

11 jun 2024, 8:27 - atualizado em 11 jun 2024, 8:53
ipca agenda desta terça feira 11 lula haddad
Leituras do IPCA serão acompanhadas de perto, enquanto Lula e Haddad encontram Ricardo Alban para discutir o PIS/Cofins (Imagem: Getty Images/Canva)

A semana, que mal começou, promete agitar o dia dos investidores. Isso porque, além da divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as falas de diversos políticos podem atrair os olhares dos investidores.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reuniões com empresas petrolíferas, como a Petrobras (PETR4), Shell, Repsol e Galp, além de começar o dia com um encontro envolvendo Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Quem também participa do encontro é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que durante o dia viaja ao Rio de Janeiro para participar da entrega de medalhas aos alunos que participaram da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A reunião entre Lula, Haddad e Alban pode ser um ponto importante de atenção durante o dia, já que envolve um assunto polêmico e que movimentou os mercados recentemente: a edição da Medida Provisória (MP) para limitar a compensação de créditos de PIS/Cofins.

Além da limitação, passou também o veto ao ressarcimento de saldo credor decorrente do crédito presumido.

Em protesto às medidas, o presidente da CNI, que participava de uma viagem à China junto a Geraldo Alckmin e Rui Costa, da Casa Civil, abandonou a comitiva e retornou ao Brasil mais cedo.

Segundo a Confederação, todas as medidas jurídicas e políticas serão utilizadas para contestar os termos da MP, Alban chegou a afirmar que “Chegamos ao nosso limite. Nós somos um vetor fundamental para o desenvolvimento do país e vamos às últimas consequências jurídicas e políticas para defender a indústria no Brasil”.

“Não adianta ter uma nova e robusta política industrial de um lado se, do outro, vemos esse ataque a nossa competitividade”, completou.

Além disso, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também palestra em evento da Valor Capital Group.

Confira a agenda do presidente Lula desta terça-feira (11)

Horário Programação Local
09h00 Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban Palácio do Planalto
09h30 Secretária-Executiva da Casa Civil, Miriam Belchior Palácio do Planalto
10h00 Advogado-Geral da União, Jorge Messias, Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e Presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira Palácio do Planalto
10h30 Ministro da Casa Civil, Rui Costa Palácio do Planalto
13h10 Partida para o Rio de Janeiro Base Aérea de Brasília
14h30 Chegada ao Rio de Janeiro Aeroporto Internacional do Galeão
15h30 Cerimônia Nacional de Premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP Centro de Convenções do Hotel Windsor Oceânico – Rio de Janeiro

Economia

Para além da política, a economia também pode movimentar o dia, trazendo boas ou más notícias.

Segundo a pesquisa do Broadcast, o IPCA deve subir para 0,40%, alta em comparação com os 0,38% de abril, enquanto o acumulado do ano pode acelerar, passando de 3,69% para 3,87%.

A inflação medida pelo IPCA é um dos nortes tomados pelo Banco Central (BC) na condução da política monetária do país. A leitura atual será a primeira a levar em consideração os desastres no Rio Grande do Sul.

Confira a agenda econômica desta terça-feira (11)

Horário País Indicador
08h00 EUA Relatório Mensal da OPEP
09h00 Brasil IPCA (Maio)
17h30 EUA Estoques de Petróleo Bruto API (Semanal)
22h30 China CPI (Maio)
22h30 China PPI (Maio)

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.