Política

Ipec aponta que maioria acha que Lula está no caminho certo e fará governo melhor que Bolsonaro

17 jan 2023, 13:11 - atualizado em 17 jan 2023, 13:11
Lula
O instituto também indagou sobre a confiança dos entrevistados em Lula, e 54% disseram confiar no petista, ao passo que 41% disse não confiar (Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters)

Pesquisa do instituto Ipec divulgada na noite de segunda-feira apontou que a maioria dos entrevistados avalia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomou posse em 1º de janeiro, está no caminho certo e realizará um governo melhor do que seu antecessor Jair Bolsonaro.

De acordo com o levantamento divulgado pelo site G1 e pelo Jornal Nacional, da TV Globo, 55% acreditam que a gestão Lula será melhor que o governo Bolsonaro, ao passo que 25% acham que será pior, 14% apostam que será igual e 6% não sabem ou não responderam.

Além disso, considerando as medidas já realizadas e anunciadas pelo recém-empossado governo, de acordo com o Ipec, 64% disseram que Lula está no caminho certo, contra 58% que tinham essa visão em dezembro em meio aos trabalhos da transição, e 26% entendem que o presidente está no caminho errado, contra 33%.

O percentual dos que não sabem ou não responderam manteve-se em 9%.

O instituto também indagou sobre a confiança dos entrevistados em Lula, e 54% disseram confiar no petista, ao passo que 41% disse não confiar e 4% não sabiam ou não responderam.

A pesquisa mostrou ainda que 55% dos entrevistado entendem que Lula fará um governo ótimo ou bom, contra 50% que tinham esta avaliação no início de dezembro, durante os trabalhos de transição do governo.

Já 21% acreditam que Lula fará um governo ruim ou péssimo, contra 25% em dezembro, ao passo que 18% creem que o petista fará um governo regular, contra 20% antes, e o patamar dos que não sabem ou não responderam mateve-se em 5%.

O instituto ouviu 2 mil pessoas entre os dias 6 e 10 de janeiro. A margem de erro é de erro é de 2 pontos percentuais.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.