Empresas

IRB (IRBR3) recebe nova denúncia por fraude envolvendo empresa de Warren Buffett

18 out 2023, 15:12 - atualizado em 18 out 2023, 14:53
irb, warren buffett
IRB recebe denúncia por fraude com a empresa de Warren Buffett. (Imagem: Reprodução IRB Re/Facebook)

O Ministério Público deu entrada em um pedido de processo criminal contra o IRB (IRBR3). A denúncia se refere ao crime de manipulação de mercado de 2020, quando circulou um boato de que a Berkshire Hathaway teria comprado participações na companhia.

De acordo com informações do Instituto Empresa, a denúncia foi feita no dia 09 de setembro e o processo corre em segredo de justiça.

Na época, a empresa do megainvestidor norte-americano Warren Buffett desmentiu o boato. Mas o esquema foi visto como uma forma fraudulenta de elevar o preço das ações.

Procurada pelo Money Times, o IRB não se manifestou até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para seu posicionamento.

O caso entre IRB e Buffet

Em maio deste ano, o IRB fechou acordo para por fim às acusações da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). A SEC não impôs penalidades à resseguradora, devido à “ampla cooperação e remediação”.

A própria companhia, entretanto, decidiu disponibilizar o valor de US$ 5 milhões a título de compensação, no acordo de não acusação (NPA) assinado com o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ), em 20 de abril.

Segundo o IRB, a denúncia tinha por objeto a “informação inverídica de que a Berkshire Hathaway integraria a base acionária da companhia”, divulgada entre fevereiro e março de 2020.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin