Internacional

Israel e Líbano devem retomar negociações diretas nos EUA para ampliar cessar-fogo

23 abr 2026, 8:23 - atualizado em 23 abr 2026, 8:23
israel hezbollah
(Foto: Reuters/Mohamed Azakir

Líbano e Israel devem iniciar nesta quinta-feira (23), em Washington, uma segunda rodada de negociações diretas para discutir a possibilidade de prorrogar a trégua entre Israel e o grupo militante Hezbollah, além de planos para futuras negociações entre os dois vizinhos, que têm um longo histórico de relações hostis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O encontro entre a embaixadora do Líbano nos EUA, Nada Hamadeh Moawad, e seu homólogo israelense, Yechiel Leiter, será o segundo entre os dois diplomatas, dias após realizarem as primeiras conversas diretas desse tipo entre os dois países em três décadas.

O presidente do Líbano, Joseph Aoun, disse na quarta (22) que os contatos seguem em andamento para estender o cessar-fogo de 10 dias entre Israel e o Hezbollah, que entrou em vigor na sexta-feira (17).

Segundo Aoun, Hamadeh apresentará na reunião uma proposta de prorrogação da trégua e pedirá o fim das demolições de casas realizadas por Israel em vilarejos e cidades ocupados pelo país após o início da mais recente guerra, em 2 de março. As declarações foram divulgadas pelo gabinete do presidente.

Aoun afirmou que continuam os preparativos para negociações mais amplas entre Líbano e Israel. O objetivo das futuras conversas é interromper “completamente” os ataques israelenses, garantir a retirada de tropas israelenses do Líbano, obter a libertação de prisioneiros libaneses detidos em Israel, viabilizar o deslocamento de tropas libanesas ao longo da fronteira e iniciar o processo de reconstrução.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar