Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Itália dá aval condicional para acordo da Vodafone com Huawei no 5G

31/05/2021 - 15:37
Huawei
O governo de unidade nacional liderado pelo primeiro-ministro Mario Draghi autorizou o acordo entre a Vodafone e a Huawei em 20 de maio (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

A unidade italiana da Vodafone obteve aval condicional da Itália para usar equipamentos fabricados pela chinesa Huawei em sua rede de acesso de rádio 5G, disseram duas fontes próximas ao assunto.

A Itália pode bloquear ou impor condições difíceis em negócios envolvendo fornecedores de fora da UE sob “poderes de ouro”, já usados ​​três vezes desde 2012 para bloquear interesse estrangeiro em indústrias tidas como de importância estratégica.

O governo de unidade nacional liderado pelo primeiro-ministro Mario Draghi autorizou o acordo entre a Vodafone e a Huawei em 20 de maio, disse uma das duas fontes à Reuters.

Como em acordos similares, o governo impôs um conjunto de prescrições, incluindo restrições à intervenção remota da Huawei para consertar falhas técnicas e um limite de segurança extremamente alto, acrescentou a fonte.

A Vodafone e a Huawei não quiseram comentar. Os Estados Unidos pressionaram a Itália e outros aliados europeus para evitar o uso de equipamentos Huawei em suas redes de telecomunicações de próxima geração, além de examinar de perto a rival ZTE, dizendo que as empresas podem representar um risco à segurança.

Huawei e ZTE negam veementemente as acusações. Nos últimos meses, a Itália adotou uma postura mais dura em relação à Huawei, mas não baniu de todo a infraestrutura 5G.

Sob o comando do primeiro-ministro anterior, Giuseppe Conte, Roma impediu o grupo de telecomunicações Fastweb de assinar um acordo com a Huawei para fornecer equipamentos para sua rede central 5G, onde dados altamente confidenciais são processados.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 31/05/2021 - 15:37

Pela Web