BusinessTimes

Itapemirim: Justiça decreta falência da companhia aérea

18 jul 2023, 11:51 - atualizado em 18 jul 2023, 11:52
Itapemirim
A companhia Itapemirim estava em recuperação judicial desde 2016. (Imagem: Divulgação/ Itapemirim)

A Justiça de São Paulo decretou a falência da companhia aérea Itapemirim. Com atividades suspensas desde dezembro de 2021, o Procon-SP estima que 133 mil passageiros foram prejudicados.

No período, a suspensão das atividades da companhia foi decisão do juiz João de Oliveira Rodrigues Filho, a pedido de um dos credores da Itapemirim, a Travel Technology Interactive do Brasil.

Em 11 de julho deste ano, o mesmo magistrado determinou a falência do braço aéreo do grupo e a nomeação de um administrador judicial para avaliar e lacrar os bens da empresa. De acordo com Rodrigues Filho, a administração da companhia ficará com a EXM Partners Assessoria Empresarial.

A administradora tem 180 dias para arrecadar e avaliar todos os bens da Itapemirim. Durante esse período, a empresa deve colocar à venda todos os bens da companhia aérea.

Em sua decisão, o juiz alertou que “ficam advertidos os sócios e administradores, ainda, que para salvaguardar os interesses das partes envolvidas e verificado indício de crime previsto na Lei n.11.101/2005, poderão ter a prisão preventiva decretada”.

Além da dívida com credores, o Grupo Itapemirim devia cerca de R$ 2,2 bilhões em tributos.

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.