Empresas

Itaúsa (ITSA4) despacha mais uma leva de ações da XP

19 jul 2023, 8:57 - atualizado em 19 jul 2023, 9:22
Itaúsa
Recursos obtidos serão destinados ao reforço de caixa e à ampliação do nível de liquidez da Itaúsa (Imagem: Itausa)

A Itaúsa (ITSA4) informou nesta quarta-feira (19) que efetuou a venda de 5.600.000 ações Classe A de emissão da XP Investimentos (XPBR31), correspondentes a 1,02% do capital da companhia, por R$ 600 milhões.

Assim, a Itaúsa passou a deter 17.870.985 de ações da XP, equivalentes a 3,27% do capital da XP e 1,15% de seu capital votante.

A alienação decorre da decisão estratégica da Itaúsa de reduzir sua participação na XP, conforme divulgado anteriormente, por não se tratar de ativo estratégico. A holding vem reduziu a participação na XP desde 2021.

Os recursos obtidos serão destinados ao reforço de caixa e à ampliação do nível de liquidez da Itaúsa, informou a companhia.

“Não são esperados impactos relevantes aos resultados da Itaúsa do 3º trimestre de 2023 adicionais aos efeitos relativos à mudança no tratamento contábil do investimento na XP já comunicados ao mercado no Fato Relevante divulgado pela Companhia em 10.07.2023”.

  • Saiba qual é a melhor estratégia para o investidor tradicional começar no mercado cripto e surfar no ‘bull market’ que vem por aí: O analista Vinícius Bazan recomendou uma criptomoeda além do Bitcoin (BTC) que pode se dar muito bem com o cenário, veja qual é e como montar uma boa carteira cripto aqui. 

A Itaúsa informou no início do mês que deixará de registrar contabilmente o investimento na XP pelo método de equivalência patrimonial, passando a tratá-lo como ativo financeiro mensurado a valor justo.

Essa mudança no tratamento contábil pela Itaúsa, conforme exigido pelas normas contábeis, impactará positivamente o resultado do terceiro trimestre de 2023 em, aproximadamente, R$ 860 milhões (valor líquido), considerando a cotação da ação da XP e a taxa de câmbio de fechamento de 7 de junho.

Veja o comunicado da Itaúsa

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.