Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Japão está considerando a emissão de uma criptomoeda nacional?

15/07/2020 - 8:16
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Na semana passada, o banco central do país lançou um relatório, mas fontes confiáveis afirmam que o iene digital já está a caminho (Imagem: Crypto Times)

O governo do Japão está considerando seriamente a emissão de uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês).

Nikkei, o maior jornal financeiro do Japão, noticiou a decisão nessa terça-feira (14), afirmando que o governo incluirá o plano de uma CBDC em sua estrutura política este ano. Essa inclusão tornaria o plano em uma política governamental e oficial, segundo o jornal.

Japão busca explorar a possibilidade de emitir uma CBDC junto com outros países, como os EUA e países da Europa.

A notícia vem uma semana após o Banco do Japão (BoJ), o banco central do país, ter oficialmente dito que testaria uma CBDC para verificar sua aplicabilidade a partir de uma perspectiva técnica.

Banco do Japão publica novo relatório
sobre moedas digitais de banco central (CBDCs)

O Japão vem estudando CBDCs há um tempo. Em janeiro, o BoJ firmou parceria com outros grandes bancos centrais — o Banco da Inglaterra, o Banco do Canadá, o Banco Central Europeu (BCE), o Sveriges Riksbank (Suécia) e o Banco Nacional Suíço — para explorar criptomoedas.

Embora o BoJ tenha dito anteriormente que não tinha planos de lançar um iene digital imediatamente, notícias recentes indicam urgência, já que a criptomoeda da China está “quase pronta”.

Uma vez, um legislador japonês afirmou que o Japão precisaria de apoio dos EUA para conter a possível influência do yuan digital da China.

Bancos centrais querem moedas digitais
para rivalizarem com a China

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 15/07/2020 - 8:22