Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Japão pode avaliar mais pacote de estímulo para economia por Covid-19, diz ministro

14/01/2021 - 9:49
Japão Tóquio Coronavírus Mulher
O Japão tem se saído melhor do que os Estados Unidos e a Europa em lidar com o surto de coronavírus (Imagem: Reuters/Kim Kyung-Hoon)

O Japão pode avaliar novo estímulo econômico, incluindo um possível quarto orçamento extra, conforme o governo expande o estado de emergência em meio ao aumento recorde nas infecções de coronavírus, afirmou nesta quinta-feira um proeminente ministro.

“De repente a demanda se foi, então acho que o governo, se necessário, estará disposto a injetar dinheiro na economia”, disse Taro Kono, ministro de reforma regulatória e administrativa, em entrevista à conferência Reuters Next.

O Japão tem se saído melhor do que os Estados Unidos e a Europa em lidar com o surto de coronavírus, mas o governo precisa também considerar o crescimento já que “não podemos matar a economia“, disse Kono.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro Yoshihide Suga ampliou o estado de emergência da região de Tóquio para mais sete distritos, em meio a críticas de que seu governo agiu de forma lenta demais para conter a pandemia.

Essas medidas de emergência podem durar mais do que o período de um mês determinado inicialmente pelo governo, disse Kono.

“Se for necessário o governo vai pensar em prorrogar, claro. Precisamos chegar a um equilíbrio entre lidar com a Covid-19 e lidar com a economia”, disse ele.

Yoshihide Suga
Na quarta-feira, o primeiro-ministro Yoshihide Suga ampliou o estado de emergência da região de Tóquio para mais sete distritos (Imagem: Reuters/Issei Kato)

O governo, que no mês passado aprovou um terceiro orçamento suplementar para o ano fiscal até março para financiar gastos adicionais de 708 bilhões de dólares, comprometeu-se até agora em gastar cerca de 3 trilhões de dólares para ajudar a economia a se recuperar da pandemia.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 14/01/2021 - 9:49