Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

PIB do Japão cresce 1,9% no 2° trimestre, superando expectativas de economistas

08/09/2021 - 7:45
Japão
Dados revisados do Produto Interno Bruto (PIB) pelo Escritório do Gabinete nesta quarta-feira mostraram que a economia cresceu a uma taxa anualizada de 1,9% entre abril e junho (Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon/File Photo)

A economia do Japão cresceu mais do que o inicialmente estimado no segundo trimestre devido aos sólidos gastos de capital, embora o ressurgimento da Covid-19 esteja prejudicando o consumo do setor de serviços e afetando as perspectivas.

Dados revisados do Produto Interno Bruto (PIB) pelo Escritório do Gabinete nesta quarta-feira mostraram que a economia cresceu a uma taxa anualizada de 1,9% entre abril e junho, contra expectativa de economistas de 1,6% e estimativa inicial de expansão de 1,3%.

A revisão para cima aconteceu devido a gastos empresariais melhores do que o inicialmente estimado, uma vez que a rápida recuperação econômica global impulsionou os gastos de capital e a produção industrial, o que mais do que compensou a atividade fraca do setor de serviços.

Ainda assim, a recuperação econômica do Japão continua frágil devido à lenta vacinação contra a Covid-19 e conforme as restrições devido à pandemia prejudicam a atividade do setor privado.

“A recuperação do Japão está atrás da de outras economias avançadas. Assim, é preciso aguardar até ao menos o começo do próximo ano para a plena recuperação da economia”, disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin.

Na comparação trimestral, o PIB do segundo trimestre cresceu 0,5% sobre o primeiro em termos ajudados aos preços, contra leitura inicial de 0,3% e expectativa de 0,4%.

Ainda assim, a recuperação econômica do Japão continua frágil devido à lenta vacinação contra a Covid-19 e conforme as restrições devido à pandemia prejudicam a atividade do setor privado (Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

O componente de gastos de capital do PIB cresceu 2,3% no segundo trimestre contra o período de janeiro a março, ante expectativa de 2,0% e preliminar de 1,7%.

O consumo privado, que responde por mais da metade do PIB do Japão, cresceu 0,9% entre abril e junho sobre os três meses anteriores, contra estimativa preliminar de ganho de 0,8%.

A demanda doméstica contribuiu com 0,8 ponto percentual para os dados revisados, enquanto as exportações líquidas reduziram 0,3 ponto do crescimento do segundo trimestre.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 08/09/2021 - 7:49

Cotações Crypto
Pela Web