Federal Reserve

Jerome Powell afirma que cenário para aumentos graduais de juros é ‘forte’

20 jun 2018, 11:19 - atualizado em 20 jun 2018, 11:19

Por Investing.com – Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, disse na quarta-feira que o cenário econômico nos EUA sustenta a perspectiva do banco central de avançar com o aperto gradual da política monetária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um discurso preparado para o Fórum do BCE sobre Bancos Centrais em Sintra, Portugal, nesta quarta-feira, Powell observou que a necessidade de uma política monetária altamente acomodatícia ficou clara durante a recuperação econômica.

“Mas com o desemprego baixo e com expectativa de cair ainda mais, a inflação próxima ao nosso objetivo e os riscos para as perspectivas mais ou menos equilibrados, a circunstância para aumentos graduais contínuos na taxa dos fundos federais é forte”, disse ele.

Powell indicou que a economia dos EUA está se saindo “muito bem” após nove anos de expansão.

“O crescimento está significativamente acima da maioria das estimativas de sua tendência de longo prazo — embora, reconhecidamente, essa tendência não seja tão forte quanto gostaríamos que fosse”, disse ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Powell também destacou que o mercado de trabalho estava “particularmente sólido”, enquanto a inflação tem se aproximado da meta de 2% do Fed.

De forma geral, Powell admitiu que condições econômicas persistentemente fortes podem representar riscos para a inflação e possivelmente para a estabilidade financeira, mas ele também reconheceu que poderia haver benefícios duradouros, como o mercado de trabalho mais apertado atraindo mais pessoas para a força de trabalho.

Powell apontou que o ambiente atual implicava uma incerteza significativa no processo de formulação da política monetária, mas ainda encerrou seu discurso em uma nota otimista.

“Hoje, com a economia forte e os riscos para as perspectivas equilibradas, a circunstância para aumentos graduais contínuos na taxa dos fundos federais continua forte e amplamente apoiada entre os participantes do FOMC”, concluiu Powell.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar