Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

João Piccioni: feliz 2020… e as vencedoras são as ações!

30/12/2019 - 10:42
Depois do forte rali de fim de ano, João Piccioni acredita que maior parte dos leitores tenderia a eleger a renda variável como o carro-chefe dos seus investimentos

Se você tivesse que escolher uma única classe de ativos para colocar todos os seus recursos hoje e retirá-los daqui a um ano, qual seria?

Quando fiz essa pergunta aos leitores da série Carteira Empiricus na metade do ano, as respostas foram as mais variadas possíveis. Alguns, naquele momento, escolheram o poder de remuneração dos títulos do Tesouro atrelados à inflação (IPCA+); já outros preferiram o fluxo de proventos gerados pelos FIIs, enquanto os mais confiantes só tinham olhos para a renda variável.

Passados seis meses, por ora, todas as escolhas se provaram boas. A redução das taxas de juros empurrou o preço dos títulos para cima, os fundos imobiliários se destacaram, e as ações brasileiras caminharam para as suas máximas. Praticamente todas as classes de ativos de risco superaram com folga a taxa básica de juros da economia brasileira.

E agora, ao olhar para 2020, será que as escolhas se repetiriam?

Depois do forte rali de fim de ano, acredito que a maior parte dos leitores tenderia a eleger a renda variável como o carro-chefe dos seus investimentos. Talvez com toda razão, afinal, tanto a renda fixa quanto os fundos imobiliários deveriam (em condições racionais) ver seus retornos prospectivos se reduzirem.

A grande questão, entretanto, é que o otimismo em relação às ações nunca esteve tão exacerbado. Os últimos pregões da Bolsa brasileira são provas incontestes da melhora do sentimento do investidor. O medo de investir em ações ficou para trás e agora tudo o que se ouve (ou se lê) é sobre qual será a próxima Magazine Luiza — ok, talvez tenhamos uma leve parcela de culpa nisso.

Mas não são poucos os negócios que precisarão se provar em 2020 para justificar a forte valorização das ações. A possibilidade de todas as companhias que estão na Bolsa darem certo ao mesmo tempo é algo um tanto quanto improvável e isso deveria ser tão claro quanto água.

A lição número 1 da gestão de recursos deve ser seguida à risca neste novo ano: diversifique a sua carteira de ações

Portanto, a lição número 1 da gestão de recursos deve ser seguida à risca neste novo ano: diversifique a sua carteira de ações. Mantenha posições em diversos setores da economia e não coloque todas as suas fichas em uma única empresa, por mais correta que a sua tese de investimento possa parecer. Essa atitude vai ajudá-lo a manter o otimismo, mesmo quando a luz amarela acender — e ela vai acender.

Além disso, como em todo bom processo de maturação, expanda o seu portfólio para além das fronteiras. Oportunidades de multiplicação de capital existem no mundo inteiro e estão disponíveis para todos. E agora, para acessá-las o caminho ficou bem mais curto. Na série MoneyRider, explico o passo a passo para você montar uma carteira vencedora lá fora.

Resumindo, somente com um portfólio inteligente (leia-se diversificado) você conseguirá aproveitar as oportunidades que despontam no horizonte de 2020. Mas lembre-se: os riscos estão ocultos e surgem de repente, trazendo o pêndulo comportamental rapidamente para a zona do medo. E é nesse instante que as escolhas acertadas fazem (toda) a diferença e mantêm o investidor de sucesso preparado para aproveitar o dia seguinte.

Desejo que 2020 seja um excelente ano para você, ainda mais próspero para seus investimentos do que foi 2019.

Nesta segunda-feira, último pregão do ano, os mercados apontam para mais um dia de ganhos. O Ibovespa Futuro subia quase 0,5%, enquanto o dólar apresentava leve desvalorização. Lá fora, as Bolsas americanas negociavam perto da estabilidade.

Forte abraço,
João Piccioni.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 30/12/2019 - 10:42

Cotações Crypto
Pela Web