Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Juro real pode ir abaixo de zero no Brasil ainda em 2020

13/05/2020 - 20:12
juro selic
A projeção de contração para o PIB do Brasil em 2020 foi revista de 3,5% para 5,6% (Imagem: Unsplash/@gis1on)

O juro real no Brasil precisará ir abaixo de zero em meio à crise econômica gerada pelo coronavírus e amplificada pelo contínuo tumulto político em Brasília.

Em mais uma revisão de seu cenário-base, a LCA Consultores voltou a revisar para baixo as estimativas para o crescimento do País.

Os economistas esperavam o abrandamento das restrições sanitárias para meados de maio, mas isto agora só será possível a partir da metade para o final de junho.

Com isso, a projeção de contração para o PIB do Brasil em 2020 foi revista de 3,5% para 5,6%. E, para 2021, o PIB foi projetado em 3%.

“Esta projeção que pressupõe reforço adicional de estímulos, incluindo corte adicional da taxa básica de juros para abaixo de 2%”, explica a LCA.

Palácio do Planalto Brasília Bandeira Brasil
Confusão política atrapalha ainda mais o cenário para a economia (Imagem: Flickr/Palácio do Planalto)

A Selic seria cortada em mais 0,75 ponto percentual na reunião de junho, a 2,25%, e novamente em agosto, para 1,5% ao ano. Considerando que a inflação (IPCA) esperada é de 1,3%, o juro real estaria “beliscando” o território negativo.

Já no cenário adverso, que embute o risco crescente de eventos políticos disruptivos – como um impeachment – e falta de coordenação nas iniciativas para enfrentar a crise sanitária e a crise econômica – o PIB tenderia a cair perto de 10% em 2020 e crescer pouco ou até cair no ano seguinte.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Última atualização por Gustavo Kahil - 13/05/2020 - 20:33