Justiça

Justiça manda site retirar matéria de imóveis comprados com dinheiro vivo por família de Bolsonaro do ar

23 set 2022, 14:30 - atualizado em 23 set 2022, 14:30
Bolsonaro
Matéria acusava o presidente e seus parentes de comprar imóveis com dinheiro vivo (Imagem: Shutterstock/BW Press)

A Justiça de Brasília aceitou pedido feito pela defesa do senador Flávio Bolsonaro e mandou o portal UOL retirar do ar a série de matérias feitas sobre a compra de imóveis utilizando dinheiro vivo pela família do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O desembargador Demetrius Gomes Cavalcanti, do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, concedeu liminar favorável ao senador revogando decisão do juiz da 4ª Vara Criminal de Brasília.

Em sua decisão, o desembargador alegou que a reportagem utiliza informações sigilosas pertencentes a um inquérito policial anulado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os advogados de Flavio Bolsonaro alegaram que as acusações feitas na reportagem foram baseadas em investigação considerada nula pela justiça.

“Tais matérias foram veiculadas quando já se tinha conhecimento da anulação da investigação, em 30/08/2022 e 09/09/2022, o que reflete tenham os Requeridos excedido o direito de livre informar. A uma, porque obtiveram algumas informações sigilosas contidas em investigação sigilosa anulada e, a duas, porque vincularam fatos (compra de imóveis com dinheiro em espécie), cuja divulgação lhes é legítima, a suposições (o dinheiro teria proveniência ilícita) não submetidas ao crivo do Poder Judiciário, ao menos, até o momento”, escreveu Demetrius Gomes Cavalcanti, que determinou a imediata retirada do ar das reportagens sobre o tema, até o julgamento do caso.

UOL afirma que já cumpriu a decisão, mas a classificou como “censura” e disse que vai recorrer.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.