Economia

Kaplan, do Fed adverte sobre ‘desequilíbrios’ e quer falar sobre redução de estímulos

30 abr 2021, 14:19 - atualizado em 30 abr 2021, 14:19
Robert Kaplan
Acho que, na primeira oportunidade, seria apropriado começarmos a falar sobre o ajuste dessas compras (Imagem: REUTERS/Ann Saphir)

O presidente do Federal Reserve de Dallas, Robert Kaplan, pediu nesta sexta-feira pelo início da conversa sobre a redução do apoio do banco central dos Estados Unidos à economia, alertando sobre desequilíbrios nos mercados financeiros e argumentando que a economia está se curando mais rápido do que o esperado.

“Estamos agora em um ponto em que estou observando excessos e desequilíbrios nos mercados financeiros”, disse Kaplan à Câmara de Comércio da área de Montgomery em um evento virtual, apontando para os preços “historicamente” elevados das ações, spreads de crédito apertados e a alta dos valores das moradias.

“Acho que, na primeira oportunidade, seria apropriado começarmos a falar sobre o ajuste dessas compras”, referindo-se aos 120 bilhões de dólares em compras mensais de títulos do Fed que, juntamente com os juros próximas a zero, visam manter as condições financeiras flexíveis e estimular a recuperação.

O chair do Fed, Jerome Powell, reiterou esta semana sua opinião de que é muito cedo para falar sobre a potencial redução do ritmo de compra de títulos do Fed, dizendo que a economia, embora esteja crescendo rapidamente, está longe das metas de pleno emprego do Fed e 2% de inflação.

Kaplan, nesta sexta-feira, apresentou uma visão diferente.

Ele reiterou sua expectativa de que o Fed precisará começar a aumentar os juros no próximo ano, mais de um ano antes do que a previsão da maioria de seus colegas do Fed.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar