Bancos

Kaplan, do Fed, vê risco de desequilíbrios entre oferta e demanda alimentando inflação

14 maio 2021, 14:50 - atualizado em 14 maio 2021, 14:50
Robert Kaplan
“O que você não sabe é, dependendo de quanto tempo isso prossiga, se isso começa a ficar embutido nas expectativas de inflação”, disse Kaplan (Imagem: REUTERS/Ann Saphir)

O presidente do Federal Reserve de Dallas, Robert Kaplan, levantou nesta sexta-feira a possibilidade de um aumento preocupante da inflação norte-americana, decorrente de desequilíbrios na oferta e demanda por trabalho e por alguns bens que estão pressionando para cima os preços, movimento que a maioria das autoridades do Fed enxerga como transitório.

“O que você não sabe é, dependendo de quanto tempo isso prossiga, se isso começa a ficar embutido nas expectativas de inflação, e você se preocupa que as expectativas de inflação comecem a ficar mais elevadas, e então você as está elevando para um nível que não é consistente em ancorá-las a 2%”, disse Kaplan à Austin McCombs School of Business, na Universidade do Texas. “Essa é a parte que me preocupa – isso é um risco para mim.”

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.