BusinessTimes

Latam lidera mercado em agosto com 40% de participação, seguida de Gol e Azul

30 set 2022, 17:35 - atualizado em 30 set 2022, 17:47
Latam
Na comparação com agosto de 2021, o indicador de passageiros apresentou crescimento de 31,2% (Imagem: REUTERS/Nacho Doce)

A Latam liderou o mercado em agosto com 40% de participação, seguida da Gol (GOLL4) (30,9%) e da Azul (AZUL4) (28,75%), informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo a autarquia, a ocupação das aeronaves em voos domésticos, em agosto, atingiu 81,4%, alta de 1,8% sobre igual intervalo do ano anterior e queda de 1,2% sobre agosto de 2019.

No mercado doméstico, o número de passageiros pagos transportados em agosto atingiu 7,3 milhões, 92,4% do total registrado no mesmo intervalo de 2019.

Na comparação com agosto de 2021, o indicador de passageiros apresentou crescimento de 31,2%.

A demanda (medida por passageiros-quilômetros pagos transportados, ou RPK) e a oferta (em assentos-quilômetros ofertados, ou ASK) no mercado doméstico, em agosto, se mantiveram praticamente no mesmo patamar registrado há três anos, com retração de 1,3% e 0,1%, respectivamente, informa a Anac.

Sobre o mesmo período de 2021, houve alta de 25,8% e 23,7%, respectivamente.

Os aeroportos brasileiros movimentaram, em voos internacionais, mais de 1,4 milhão de passageiros em agosto. Segundo a Anac, embora o indicador tenha apresentado redução de 30% em relação ao resultado obtido em 2019, na comparação anual houve crescimento de 267%.

No mês passado, o volume de carga e correio despachados registrou crescimento de 24,3% sobre igual intervalo de 2019. Frente a 2021, houve redução de 1%.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.