Empresas

Latam toma dianteira do setor aéreo e tem planos para baratear passagens em 2024; veja perspectivas

31 jan 2024, 13:45 - atualizado em 31 jan 2024, 13:45
Latam
Latam é pelo terceiro ano consecutivo a aérea líder no setor aéreo brasileiro (Imagem: Latam Airlines/Divulgação)

A Latam vem se consolidando como líder do setor aéreo brasileiro. Por três anos consecutivos, a companhia foi apontada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como a que mais transportou passageiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Batendo suas principais concorrentes, dados da agência reguladora apontam que a Latam teve participação de 38,7% no mercado doméstico, ante 33,3% da Gol e 27,5% da Azul. Na prática, a aérea viu a sua participação retomar patamares pré-pandêmicos, visto que em 2019 representava 35% de participação no Brasil.

Com isso, atualmente a companhia opera como a maior aérea do mercado brasileiro, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.

Procurada pelo Money Times, a Latam avaliou que a companhia esteve mais forte e eficiente em 2023, tendo transportado 33 milhões de passageiros somente em voos domésticos.

“Atualmente, a Latam voa para o seu recorde de mais de 50 destinos brasileiros, tendo investido para tornar a sua operação mais sustentável e a experiência do cliente cada vez mais fácil, rápida e segura”, destacou a equipe de imprensa por nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A companhia defende que vem crescendo de forma sustentável depois da pandemia da Covid-19, sendo a empresa que mais adicionou assentos na aviação brasileira em 2023 e a que mais transporta passageiros ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior.

Latam: 2024 será mais um ano na dianteira?

A Latam tem uma projeção de crescimento das operações com passageiros entre 7% e 9% para este ano, com a chegada de novas aeronaves.

“Em 2024, seguiremos comprometidos com o objetivo de fazer com que cada vez mais brasileiros possam voar. Para isso, anunciamos quatro medidas para universalizar a aviação no Brasil, incluindo a adição de 10 mil assentos diários à sua operação no País, o que significa mais de 3 milhões de assentos adicionais neste ano”, disse em nota para o Money Times.

A Latam ainda destacou que serão implementadas novas rotas, quatro já neste mês — Galeão-Manaus, Galeão-Recife, Galeão-Natal e Porto Velho-Manaus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já em relação às operações internacionais no Brasil, a aérea explicou que segue em recuperação gradual, mas a expectativa é de que neste ano voltem ao patamar de 2019 — pré-pandemia.

Participação da Latam no Voa Brasil

Voa Brasil, programa do governo federal que visa baratear as passagens aéreas, deve começar a valer em fevereiro deste ano.

As negociações para o programa vem se desenrolando há meses, com a promessa de passagens a R$ 200 voltado para diversos grupos de pessoas. Veja quais grupos serão contemplados nesta primeira etapa:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • aposentados;
  • quem não viaja há 12 meses;
  • pensionistas do INSS;
  • estudantes do ProUni.

LatamGol e Azul, as principais companhias aéreas que atuam no Brasil, vêm sinalizando apoio ao governo federal no projeto.

“A companhia está participando das discussões do programa Voa Brasil para viabilizar a sua implementação. Em breve, as novidades sobre a sua participação no programa devem ser anunciadas”, afirmou a Latam.

Preços das passagens aéreas na Latam

Em relação aos preços das passagens aéreas em contexto geral, a companhia apontou que o principal desafio continua sendo o custo elevado da operação no Brasil, que inclui o alto preço do combustível de aviação, a alta judicialização do setor aéreo, a dificuldade de acesso ao crédito e outros fatores locais, como a elevada carga tributária.

“A Latam está comprometida com o esforço de ampliar o acesso à aviação. Para isso, contará com iniciativas que vão desde ações educativas para orientar a população sobre como adquirir passagens mais em conta até a ampliação da oferta de assentos promocionais”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2024, companhia se comprometeu a intensificar a quantidade de promoção com pelo menos uma rota com passagem abaixo de R$ 199, com o intuito de estimular as compras com a antecipação correta para direcionar o acesso aos preços baixos.

A exemplo disso, a partir de março deste ano, a companhia fará toda semana uma promoção com o valor mencionado. Para 2024, a companhia divulgou que orçou mais de R$ 4 milhões para campanhas de vendas promocionais em latam.com, ações de Mega Promo e no Big Brother Brasil 2024, além de ações pontuais chamadas de Happy Hour.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar