Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Licenciamento de veículos novos no Brasil em junho dispara ante maio, dizem fontes

01/07/2020 - 15:57
Transporte
Os emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos em junho somaram 132,8 mil unidades, ante 62,2 mil em maio (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O mercado automotivo brasileiro apresentou forte evolução nos licenciamentos em junho na relação com maio, em um efeito que fontes na indústria atribuem à retomada de vendas em concessionárias e represamento de registros de vendas ocorridas em maio e que foram liberados com retorno ao trabalho de departamentos de trânsito.

Os emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos em junho somaram 132,8 mil unidades, ante 62,2 mil em maio, informaram três fontes do setor automotivo nesta quarta-feira.

Apesar do salto na comparação mensal, o setor segue longe das vendas de um ano atrás, quando em junho o total licenciado foi de 223,2 mil unidades, segundo dados da associação de montadoras, Anfavea.

“Tem um fator de distorção. Os Detrans ficaram fechados. Então, represou os emplacamentos. Os números podem refletir vendas de meses anteriores”, afirmou uma das fontes.

Na semana passada, o presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, afirmou que os licenciamentos de veículos em junho tinham passado a cerca de 7 mil por dia útil depois de atingirem entre 4 mil e 5 mil em abril e maio.

Na época, ele havia mencionado que havia dúvidas na entidade sobre se o crescimento dos emplacamentos de junho em parte não deveria ser atribuído a vendas realizadas em abril e maio.

Por segmento, os licenciamentos de carros e comerciais leves em junho somaram 122,7 mil unidades, ante 56,7 mil em maio. Já os emplacamentos de caminhões e ônibus somaram cerca de 10 mil unidades, ante 5,46 mil no mês anterior, disseram as fontes.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por André Luiz - 01/07/2020 - 15:57