Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Líder sul-coreano diz ser hora de buscar paz com Coreia do Norte antes de reunião com Biden

10/05/2021 - 11:28
Moon Jae-in
“Considerarei o ano restante de meu mandato como a última oportunidade de passar de uma paz incompleta a uma que seja irreversível”, disse Moon (Imgem: Bloomberg)

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse nesta segunda-feira que vê seu último ano no cargo como a última chance de se alcançar uma paz duradoura com a Coreia do Norte e que é hora de agir em meio às conversas travadas a respeito dos programas nuclear e de mísseis de Pyongyang.

Os comentários feitos por Moon em um discurso que marcou o quarto ano de sua Presidência ocorreram antes de sua primeira cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Washington no dia 21 de maio.

Acredita-se que o presidente sul-coreano pressionará os EUA a se engajarem com a Coreia do Norte, mas Biden mostra pouco interesse em fazer do recluso país asiático uma prioridade.

“Considerarei o ano restante de meu mandato como a última oportunidade de passar de uma paz incompleta a uma que seja irreversível”, disse Moon. “Agora, o momento de longas deliberações também está chegando ao fim. É hora de agir.”

O governo Biden disse que seus acenos a Pyongyang não tiveram resposta e que recentemente finalizou uma revisão de diretrizes que pediu uma abordagem “prática” de uso da diplomacia para objetivos alcançáveis, persuadindo a Coreia do Norte futuramente a abdicar de suas armas nucleares.

Moon disse que saudou a conclusão da revisão de diretrizes e que ela demonstrou uma “visão de que o impasse atual no diálogo não é desejável”.

Mas Biden não dá sinais de relaxamento das sanções, o que prejudica os esforços de Moon de lançar projetos econômicos e turísticos com seu vizinho do norte, e a Casa Branca não nomeou um enviado especial para cuidar do tema.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 10/05/2021 - 11:28

Cotações Crypto
Pela Web