Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Liderança de Warren Buffet a George Soros: 4 biografias para ler neste feriado de Páscoa

Gabriela Mackert Occhipinti
15/04/2022 - 10:00
Livros sobre liderança e negócios
Para este feriado de Páscoa reunimos quatro livros sobre liderança e negócios para você ler em seu tempo livre (Imagem:
Christin Hume/Unsplash)

Com poucos feriados em 2022, o mês de abril reúne duas folgas prolongadas. Esse alívio será nos dias 15 (Paixão de Cristo) e 21 de abril (Tiradentes), ambos feriados nacionais. Nesse tempo, é possível até mesmo aprender um pouco mais sobre liderança.

A Páscoa se inicia nesta sexta-feira (15), popularmente conhecida como Sexta-feira da Paixão ou feriado da Paixão de Cristo, e vai até domingo (17). Com esse final de semana um pouco maior é possível, entre outras coisas, colocar as leituras em dia.

Pensando nisso, o Money Times, com a curadoria da editora Almedina Brasil, selecionou quatro livros para você mergulhar nos bastidores da vida de grandes figuras que ficaram conhecidas por suas habilidades de liderança e o sucesso nos negócios, confira:

1. Efeito Bola de Neve – Warren Buffet

Esta biografia, escrita por Alice Schroeder, mostra o homem por trás do grande investidor e revela como a obstinação e o talento de Warren Buffett começaram a ser lapidados desde os seis anos, quando ele vendia balas na rua.

Aos dez anos, fez sua primeira visita à bolsa de valores e, aos onze, realizou seu primeiro investimento. Neste livro, o leitor conhece Buffett desde a infância, nos anos que se seguiram à Grande Depressão até aos dias de hoje.

Efeito Bola de Neve conta episódios da vida do empresário, tratando investidores como sócios e acreditando, acima de tudo, na honestidade.

2. Liderança – Alex Ferguson

Depois de uma carreira fenomenal que começou na Escócia e contou com 27 anos no Manchester United Football Club, Sir Alex Ferguson, considerado um dos técnicos de futebol mais vitoriosos do mundo, apresenta em Liderança, as decisões mais importantes que tomou ao longo da vida.

Escrito a quatro mãos com seu amigo e colaborador Sir Michael Moritz, ele apresenta lições que retratam tanto os momentos mais felizes para o Manchester como momentos delicados para o líder do clube.

Neste livro, o leitor pode encontrar uma série de boas práticas para todas as áreas da vida e que são fruto de uma experiência de vida pautada pela humildade e pela disciplina.

3. Uma Viagem pela Vida – André Jordan

Considerado uma das personalidades mais influentes do turismo mundial, André Jordan, é conhecido o pai do turismo português e do turismo de qualidade. É um empresário e escritor luso-brasileiro, de origem judia-polaca.

Ele oferece neste livro, de sua autoria, oito décadas de uma vida que atravessa alguns dos episódios mais relevantes da atualidade.

Uma biografia em primeira pessoa, que descreve através de retratos íntimos as personalidades com quem cruzou com políticos, estrelas de cinema, grandes artistas, entre outros.

Com posfácios de Teresa Patrício Gouveia e Luís Braga da Cruz, esta é, nas palavras do próprio autor, a história de uma vida vivida com amor, incluindo as alegrias e tristezas.

4. As Palestras de George Soros – George Soros

Neste livro, George Soros oferece uma mistura de autobiografia e análise da crise financeira, além de algumas lições de liderança. Em 2009, realizou uma série de palestras na Central European University, na Hungria, que fornecem uma visão global sobre suas ideias econômicas e políticas.

Soros também é conhecido por ser “o homem que quebrou o Banco da Inglaterra”, quando, em 1992, investiu parte de sua fortuna na desvalorização da Libra Esterlina, a data ficou conhecida como “quarta-feira negra”.

Em 1970, o megainvestidor lançou o fundo Soros Fund Management, que viria a se chamar Quantum Group Funds.

Desde a década de 90, ele dedica boa parte do seu tempo e dinheiro à Open Society, organização social criada por ele.

A contradição entre um filantropo que doa parte de sua fortuna para ONGs, e de um investidor agressivo, o colocam, por vezes, como uma figura polêmica.

No seu livros, ele discute a teoria geral da reflexividade e a aplicação desta teoria nos mercados financeiros. Ele também analisa o conceito de sociedade aberta, que orientou a sua filantropia global, bem como a existência de conflitos entre o capitalismo e a sociedade aberta.

Soros ainda analisa de forma cuidadosa o papel econômico e político que a China desempenhará nos próximos anos.

Receba as principais notícias de Carreira!
Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Carreira do Money Times e receba, todo domingo, uma seleção das melhores matérias da semana para você conquistar o sucesso profissional, melhorando suas competências, antecipando-se às tendências de mercado e monitorando as áreas mais promissoras. Clique aqui para se cadastrar.

Última atualização por Gabriela Mackert Occhipinti - 18/04/2022 - 9:11

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de carreira?
Receba todo domingo as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto