Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Life Coaching: Elon Musk e o segredo da produtividade

01/04/2019 - 17:28

Por Mario Henrique Meireles, CEO do Instituto Life Coaching

Quando se buscam notícias sobre Elon Musk, uma das palavras que mais aparecem sendo associadas a seu nome é produtividade. Como é possível ser CEO de duas grandes empresas, ter trabalhos sem fins lucrativos e ainda sobrar tempo para cuidar da família? Em suas entrevistas, Musk deixa claro que trabalha todos os dias e se divide entre as empresas, para conseguir gerir as duas como se deve, além de ter tempo para os filhos e aproveitar sua casa em Los Angeles. Confira a seguir algumas das dicas que o empreendedor deu em suas entrevistas para melhorar a produtividade e conseguir ter tempo para todas as atividades.

Reuniões são importantes?

Para Musk, as reuniões são apenas para resolver assuntos que não seriam decididos por um e-mail ou telefonema. O encontro deve acontecer e seus participantes devem ser indispensáveis nesse momento, além de agregar valor ao encontro. Deve-se evitar reuniões muito longas para que não se perca o foco do encontro, além de não marcar reuniões frequentes, a não ser que seja para tratar de um assunto urgente. Quando percebe que a reunião perdeu o foco e não tem nada para acrescentar, ele faz questão de se retirar, afinal, não tem tempo para perder.

Aprenda a se comunicar

Para o empresário, palavras e siglas devem ser evitadas, pois isso atrapalha a comunicação entre seus funcionários. Na Tesla, por exemplo, ele afirma que não quer que os colaboradores tenham de memorizar um glossário apenas para executar suas funções na empresa. Comunicação é a chave para a produtividade, Musk faz questão de se comunicar com seus colaboradores independente da hierarquia de forma igual. Caso seus gerentes busquem impor a hierarquia de poder, poderão perder seus empregos, já que a fraca comunicação entre os departamentos é um dos maiores problemas das empresas da atualidade.

Mantenha o foco

Em qualquer atividade que você se propõe a realizar é importante manter o foco, desde reuniões até a resolução de problemas é importante pensar apenas nisso e chegar a uma solução. Por exemplo, Elon Musk divide seus dias de trabalho entre suas empresas em ascensão, a SpaceX que é fabricante de foguetes e a Tesla, que fabrica carros elétricos, o CEO divide sua semana para trabalhar nas duas empresas, além de dedicar parte de um dia para uma fundação sem fins lucrativos. Apesar de Elon Musk trabalhar entre 85 e 100 horas semanais, você poderá seguir seus ensinamentos e ser mais produtivo, mesmo que não tenha a mesma carga horária de trabalho que o empresário, basta ser assertivo em suas decisões e dedicar seu tempo inteiramente para o objetivo a ser conquistado, além de motivar sua equipe a fazer o mesmo e dar suporte para as suas ideias. Manter uma boa equipe é extremamente importante, deixar os colaboradores motivados é indispensável para uma empresa decolar. Por exemplo, a SpaceX conta com um time de 6 mil colaboradores e destes, 98% aprovam Elon Musk como CEO, pois apesar de parecer rude em suas atitudes, sua gestão faz com que a empresa tenha um bom posicionamento no mercado e cresça todos os dias.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Diana Cheng - 01/04/2019 - 17:40

Cotações Crypto
Pela Web