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Light termina 4º trimestre com prejuízo de R$ 366 milhões

13 mar 2020, 8:04 - atualizado em 13 mar 2020, 8:04
O lucro do acumulado cresceu oito vezes, passando de R$ 166 milhões para R$ 1,3 bilhão (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A Light (LIGT3) fechou o quarto trimestre de 2019 com prejuízo contábil de R$ 366 milhões, de acordo com o balanço divulgado ontem (12). A companhia, que havia registrado lucro de R$ 92 milhões no mesmo intervalo de 2018, explicou que a queda se deve principalmente pela piora do resultado financeiro, impactado pela marcação a mercado das dívidas em moeda estrangeira.

Por outro lado, o valor do acumulado cresceu oito vezes, passando de R$ 166 milhões para R$ 1,3 bilhão.

“Esse acréscimo pode ser explicado, principalmente, pela receita financeira da distribuidora em razão da atualização do crédito de PIS/COFINS, reconhecido no terceiro trimestre”, explicou a Light.

Na análise recorrente, a empresa encerrou o trimestre com prejuízo de R$ 48 milhões e um lucro de R$ 178 milhões no ano.

A receita líquida subiu 14,9% nos últimos três meses de 2019 e atingiu R$ 3 bilhões. A variação anual foi de 12%, com o montante saindo de R$ 11,3 bilhões para R$ 12,6 bilhões.

O Ebitda ajustado trimestral, desconsiderando a receita de construção, foi de R$ 430 milhões positivos para R$ 82 milhões negativos. Em 12 meses, no entanto, o valor encerrou com saldo positivo de R$ 1,9 bilhão – alta de 16,5%.

O Ebitda recorrente avançou 7,9% no trimestre e somou R$ 464 milhões. De janeiro a dezembro, o indicador manteve-se em R$ 1,6 bilhão.

A carga fio no trimestre foi de 9,3 mil GWh, retração de 1,6%. Já no ano completo de 2019, houve aumento de 1,4%, com a carga fio atingindo 37,3 mil GWh.

A perda total sobre a carga fio encerrou 2019 em 26,04%, crescimento de 2,09 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Confira o balanço completo:

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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