Internacional

Lira turca ronda estabilidade após liquidação volátil da semana

25 nov 2021, 9:06 - atualizado em 25 nov 2021, 9:06
Notas de lira em casa de câmbio em Ancara, Turquia 27/09/2021.
A lira era negociada a 12,09 por dólar, depois de ter chegado a se recuperar até 2%, a 11,85 por dólar, no início do pregão (Imagem: REUTERS/Cagla Gurdogan)

A lira da Turquia rondava a estabilidade nesta quinta-feira, após registrar queda histórica para mínimas recordes mais cedo nesta semana, já que o presidente do país, Tayyip Erdogan, defendeu cortes de juros recentes apesar de críticas generalizadas à direção da política monetária.

A lira era negociada a 12,09 por dólar, depois de ter chegado a se recuperar até 2%, a 11,85 por dólar, no início do pregão. A divisa turca atingiu seu nível mais fraco de todos os tempos, de 13,45 por dólar, na terça-feira.

Antes de mostrar recuperação, a moeda atingiu mínimas recordes em relação à divisa norte-americana por 11 sessões consecutivas. A lira já chegou a mostrar perda acumulada de até 45% de seu valor neste ano, com cerca de metade dessas perdas ocorrendo desde o início da semana passada.

O banco central da Turquia disse nesta quinta-feira que a inflação seguirá um curso volátil no curto prazo e que considerará concluir o uso do espaço limitado para a taxa básica de juros em sua reunião de dezembro.

Na ata da reunião do comitê de política monetária da semana passada, quando cortou sua taxa de juros em 1 ponto percentual, para 15%, o banco disse que espera que efeitos transitórios continuem impactando a inflação até o primeiro semestre de 2022.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.