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Live commerce: conheça a tendência usada pela Shein e Shopee para impulsionar seu negócio

28 abr 2023, 11:01 - atualizado em 28 abr 2023, 11:01
Shopee
(Imagem: Shutterstock/AnaLysiSStudiO)

O live commerce, também chamado de live shopping, é uma tendência entre as grandes varejistas internacionais como Shein e Shopee. O método apresenta transmissões ao vivo, com o intuito do alavancar as vendas em seus sites, geralmente com valor mais acessível ao público.

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Com isso, muitos comerciantes alcançam um maior número de vendas utilizando o método, ao demonstrarem seus produtos ao vivo, com promoções e até mesmo com a participação de influenciadores digitais para a atração do público.

De acordo com a varejista Shopee, alguns lojistas que tiveram seus produtos exibidos nas sessões da marca, as chamadas Shopee Lives, chegaram a ter 70% de aumento no tráfego em sua loja comparado a um dia normal e as vendas chegaram a representar 30% do total de um dia.

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“Começamos a testar a ferramenta, que já era utilizada em outros países em que a Shopee opera, no início do ano passado e fomos aprimorando a tecnologia que é nossa para a realidade local. O resultado vem nos surpreendendo e é mais um recurso que oferecemos para consumidores terem mais benefícios para economizar e para nossos vendedores alavancarem suas vendas e ganharem visibilidade em nosso app”, conta Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee no país.

Confira dicas para impulsionar seu negócio com o live commerce

  • Planejamento
    Em primeiro lugar, é necessário realizar um planejamento estratégico, como definir o conteúdo com antecedência e o que atrai o público-alvo da marca. Métodos como promoções, cupons de desconto e brindes são excelentes formas de conquistar os clientes.
  • Equipamentos
    Microfones, câmeras, smartfones, luzes e demais equipamentos a serem utilizados devem ser testados previamente, para evitar falhas durante a transmissão. Além disso, o investimento em equipamentos de qualidade ajuda a rede a mostrar melhor as características dos produtos anunciados.
    Também é recomendável realizar testes de conexão com a internet, para evitar que a transmissão não caia no meio do evento.
  • Produtos
    Independente do produto a ser vendido, sejam roupas, itens de beleza, eletrônicos, etc, é necessário mostrar os detalhes do produto, para que os clientes sintam a experiência aproximada, como se realizassem a compra em uma loja física.
  • Estoque
    A live commerce possui a intenção de vender produtos em larga escala. Dessa forma, é necessário montar um estoque que seja capaz de atender a demanda da live, para que os produtos estejam disponíveis a serem entregues aos clientes dentro do prazo definido.
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Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.