Loterias

Lotex: Caixa volta a comercializar tradicional ‘raspadinha’; entenda

29 dez 2023, 8:46 - atualizado em 29 dez 2023, 8:46
Lotex
Caixa Econômica Federal voltará a comercializar a Lotex (Imagem: Flickr/CEF)

A Caixa Econômica Federal voltará a comercializar a Lotex — conhecida como “Raspadinha” –, após portaria do Ministério da Fazenda publicada na quinta-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU). O banco terá a exclusividade da operação pelos próximos 24 meses, com possibilidade de prorrogação do prazo.

“Essa autorização é um reconhecimento do Governo Federal e do mercado à expertise da Caixa na operação das Loterias. É também um gesto de confiança do Ministério da Fazenda ao trabalho desenvolvido pelo banco”, diz o presidente do banco, Carlos Viera.

  • As melhores e as piores ações de 2023: Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) estão na lista? Confira no Giro do Mercado desta quinta-feira (28) e prepare sua carteira para o próximo ano, é só clicar aqui

Conforme decreto publicado previamente, a arrecadação obtida por meio das raspadinhas deve ser distribuída da seguinte maneira:

  • 0,4% para a seguridade social;
  • 0,9% para o Ministério do Esporte;
  • 0,9% para o Fundo Nacional de Cultura;
  • 1,5% para entidades esportivas que cederem direitos de uso de marcas para apostas;
  • 13% para o Fundo Nacional de Segurança Pública;
  • 18,3% para despesas de custo e manutenção;
  • 65% para o pagamento de prêmios e recolhimento de imposto de renda.

Lotex: Como funciona a Raspadinha?

Segundo a Caixa, a loteria instantânea vai contar com uma versão física e outra online da raspadinha. Ao adquirir o bilhete físico, a pessoa raspa e descobre, na hora, se foi premiada ou não. Na versão digital, a descoberta do prêmio ocorre por experiência de jogo online, feita por meio do celular, tablet ou computador.

A tradicional raspadinha deixou de ser comercializada no país em 2016, logo após entrar no então Plano Nacional de Desestatização.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.