Lucro acima do esperado não empolga: Analista explica o que pesa para Banco do Brasil (BBAS3), no Giro do Mercado
Nesta quinta-feira(12), o Ibovespa (IBOV) volta a operar no negativo, após superar a marca de 190 mil pontos no pregão da véspera (11).
Entre os destaques positivos da bolsa, Assaí (ASAI3) liderava as altas. Já no polo negativo, Banco do Brasil (BBAS3), iniciou o dia em alta, mas virou para baixa ao meio-dia.
Ontem, o banco registrou lucro líquido ajustado de R$ 5,7 bilhões no quarto trimestre de 2025 com . A cifra ficou bem acima do valor projetado pelos analistas do mercado de R$ 4,5 bilhões, embora tenha sido o pior resultado desde 2020.
No Giro do Mercado desta quinta-feira, a jornalista Paula Comassetto recebe Nicolas Gass, head de alocação de investimentos da GT Capital, para comentar os resultados do BB, além de outros assuntos em destaques no mercado hoje.
O executivo destaca que os investidores viram o “copo” do Banco do Brasil meio-cheio, tanto que as ações chegaram a subir quase 8% no início do pregão, antes de virar para baixa.
“A análise que vemos deste balanço é de que ele é positivo, pois esperava-se resultados menores do que vieram. Ainda assim, os números não foram tão bons, o que deixou os investidores um pouco mais receosos e gerou essa pressão de venda”, explicou Gass.
Segundo ele, o ROE (retorno sobre patrimônio líquido) do BB veio mais apertado. O número despencou 8,4 pontos percentuais, encerrando o trimestre a 12,4%, mas subiu 4 pontos em relação ao trimestre passado.
Outro destaque corporativo do dia é Petrobras (PETR4) que informou que não vai exercer seus direitos de preferência e tag along previstos no acordo de acionistas da Braskem (BRKM5).
A decisão vem em meio ao acordo que prevê a transferência da participação da Novonor (ex-Odebrecht) na petroquímica para o Shine Fundo de Investimento em Direitos Creditórios de Responsabilidade Limitada (FIDC), da IG4.
O programa também repercutiu atualizações sobre o caso Banco Master após a divulgação de que o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, encaminhou ao presidente do STF, Edson Fachin, um relatório apontando menções a Toffoli no celular de Vorcaro.
O ministro negou ter recebido qualquer valor do banqueiro ou de seu cunhado, Fabiano Zettel. Jáo diretor-geral da PF afirma que as investigações sobre transações financeiras suspeitas entre Master e BRB devem ser concluídas até 16 de março, conforme prazo estipulado por Toffoli.
No cenário internacional, as bolsas da Europa operavam em alta firme e renovavam máximas históricas, com foco em resultados positivos da temporada de balanços, e em linha com o sentimento positivo global depois que os dados dos Estados Unidos mostraram um mercado de trabalho amplamente resiliente.
*Com supervisão de Juliana Américo