Meio Ambiente

Lula anuncia ministério dos povos originários com intenção de ministro indígena

17 nov 2022, 13:10 - atualizado em 17 nov 2022, 13:10
Lula
Em sua fala, o presidente eleito lamentou que o país chegou a ter 5 milhões de indígenas, mas que hoje tem apenas 817 mil (Imagem: REUTERS/Mohammed Salem)

Nesta quinta-feira (17), ao falar no Fórum Internacional dos Povos Indígenas, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do ministério dos povos originários e sua intenção de colocar na liderança da pasta um indígena.

“Tenho o compromisso que o Brasil sirva de um exemplo com uma política de parceria sem que as pessoas sejam tratadas como de segunda classe. Quero que os indígenas façam parte do meu governo”, anunciou Lula, que confirmou sua intenção de colocar os próprios indígenas para gerir secretarias ligadas à educação e saúde.

Em sua fala, o presidente eleito lamentou que o país chegou a ter 5 milhões de indígenas, mas que hoje tem apenas 817 mil.

“As pessoas que governam o mundo, não governam com os mesmos olhos que vocês”, disse Lula se direcionando aos indígenas presentes para depois criticar o homem mais rico do mundo.

“Eu fico vendo as pessoas tentando inventar foguete porque acha que a terra não é mais compatível com o dinheiro que ele tem, quando ele podia investir parte desse dinheiro para preservar o meio ambiente”, disse.

Presidente eleito, Lula voltou a criticar o mercado financeiro em sua fala. “Dinheiro hoje em dia é papel gerando papel e que não gera emprego efetivamente para a população do mundo”, finalizou.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.