Política

Lula dá bronca em ministros e pede que não anunciem nada sem antes falar com a Casa Civil 

14 mar 2023, 11:27 - atualizado em 14 mar 2023, 11:27
Regra fiscal, Lula
Lula quer que proposta de política pública não seja de ministro, e sim de governo (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, em discurso na abertura de reunião ministerial no Palácio do Planalto, que qualquer ministro com alguma proposta de política pública deve comunicar a Casa Civil e a área econômica antes de anunciá-la, para que não seja uma proposta de ministro, e sim de governo.

“É importante que nenhum ministro ou nenhuma ministra anuncie publicamente qualquer política pública sem ter sido acordado com a Casa Civil, que é quem consegue fazer que a proposta seja do governo”, disse Lula em discurso na abertura do encontro. “Nós não queremos proposta de ministro.”

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Lula também afirmou que qualquer proposta precisa ser organizada com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que são os responsáveis por cuidar “do caixa do governo”.

“É assim que a gente cria as condições motivadoras de todo mundo concordar com a política que foi anunciada. Isso é muito importante para manter a unidade do governo, para manter a coesão do governo”, disse o presidente.

De acordo com Lula, a comunicação com a Casa Civil e com a equipe econômica também é fundamental para a garantia do cumprimento das promessas do governo, e riscos só devem ser tomados quando apresentarem uma chance alta de acerto.

“Se tiver que arriscar alguma coisa, a gente (tem que) arriscar com um viés de acerto acima de uns 80%, porque a gente também não pode correr risco de anunciar coisa que não vai acontecer”, acrescentou.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.