Política

Lula demite Rita Serrano da Caixa Econômica; veja o novo presidente

25 out 2023, 14:20 - atualizado em 25 out 2023, 14:35
lula, caixa economica federal, rita serrano
Após Lula demitir Rita Serrano da Caixa Econômica, Carlos Vieira Fernandes vai assumir o cargo. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, nesta quarta-feira (25). Mais cedo, Lula esteve em reunião com Serrano — o anúncio veio após o encontro.

O Palácio do Planalto confirmou, em nota, que o cargo de presidente da Caixa será ocupado pelo economista e servidor da Caixa Carlos Vieira Fernandes.

Fernandes dará “continuidade ao trabalho da Caixa na oferta de crédito na economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas”, diz o Planalto.

O novo nomeado é funcionário aposentado da Caixa, foi diretor do Funcef e já ocupou cargos de confiança em ministérios de partidos do Centrão. O Centrão, inclusive, pressionava Lula para trocar o comando do banco, entre os fatores que travavam as pautas econômicas no Congresso.

Rita Serrano na Caixa Econômica

Rita Serrano cumpriu na sua gestão a missão de recuperar a gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, ressalta o Planalto em nota.

“Com valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio”, diz.

Na gestão de Serrano, foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos no país.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.