Política

Lula diz que não pode concordar com proposta da UE para acordo comercial com Mercosul

23 jun 2023, 8:58 - atualizado em 23 jun 2023, 8:58
Política, Lula, Acordo de Paris
“A ONU precisa voltar a ter representatividade, a ter força política”, disse Lula (Imagem: Lewis Joly/Pool via REUTERS)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que a última proposta da União Europeia para um acordo comercial com o Mercosul tornou impossível chegar a um acordo, pois incluiu uma “ameaça” ao Brasil.

O líder brasileiro estava se referindo ao adendo da UE ao acordo, que inclui compromissos de sustentabilidade e mudança climática e introduz penalidades para as nações que não cumprirem as metas climáticas delineadas no Acordo de Paris de 2015.

“Os acordos comerciais têm que ser mais justos. Estou doido para fazer um acordo comercial com a União Europeia, mas a carta adicional com ameaça a um parceiro estratégico não é possível”, disse Lula em um evento em Paris.

  • Com o balde de água fria do Copom nas perspectivas de corte da Selic, como ficam os setores mais sensíveis à taxa de juros? Uma ação de incorporadora pode abrir oportunidade para ganhar dinheiro com este cenário, descubra qual é aqui. Inscreva-se no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.

Lula também disse que a Organização das Nações Unidas (ONU) precisa recuperar sua força política e criticou o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) por, segundo ele, deixarem muito a desejar em relação às expectativas das pessoas.

“A ONU precisa voltar a ter representatividade, a ter força política”, disse Lula.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.