ImóvelTimes

Lula e Haddad se encontram para falar sobre metas de inflação após RCN no Roda Viva: Veja o que movimenta a terça-feira (14)

14 fev 2023, 8:10 - atualizado em 14 fev 2023, 8:10
Haddad e Lula, metas de inflação
Futuro das metas de inflação ainda é incerto; Lula e Campos Neto seguem em queda de braço, enquanto Haddad tenta apaziguar os ânimos. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A novela das metas de inflação está longe de acabar. A princípio, o ministro Fernando Haddad tinha convencido o presidente Luís Inácio Lula da Silva a não apresentar uma proposta de reajuste das metas na primeira reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), marcada para quinta-feira (16).

No entanto, ambos têm reunião marcada para esta terça-feira para debater uma eventual mudança na meta de inflação ainda nos próximos meses.

Durante sua entrevista para o Roda Viva ontem à noite, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, disse que quer trabalhar em “harmonia” com o governo Lula e que não vê problema em ir ao Congresso dar explicações sobre a Selic.

Por outro lado, ele negou a informação que saiu na semana passada de que teria sinalizado um apoio a uma mudança da meta de inflação, mas sim sobre o aprimoramento da meta – sem entrar em detalhes sobre como seriam esses aprimoramentos.

Segundo Campos Neto, o efeito que se espera dessa alta, que é de ganhar flexibilização, será o contrário. Ele também antecipou que o voto do Banco Central da reunião do CMN será contra a mudança.

Deixando a política monetária um pouco de lado, hoje, o governo relançará o programa Minha Casa Minha Vida.

No novo formato, a Faixa 1 contemplará famílias com renda bruta de até R$ 2.640. Trata-se de um limite 47% acima do anterior, de R$ 1.800.

A meta é contratar 2 milhões de moradias até 2026, sendo que até 60% das unidades financiadas serão destinadas para os beneficiários que se enquadram na Faixa 1.

Confira a agenda do presidente Lula desta terça-feira (14)

Horário Programação Local
09h Reunião com o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta Palácio do Planalto
10h Reunião com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad Palácio do Planalto
11h Reunião com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa Palácio do Planalto
13h Partida para Salvador Base Aérea de Brasília
14h50 Chegada em Salvador Base Aérea de Salvador
16h Lançamento do novo programa Minha Casa Minha Vida e entrega de empreendimentos do programa em Santo Amaro (BA) e, simultaneamente, em outras cidades do país Residencial Vida Nova Sacramento e Residencial Vida Nova Santo Amaro I – Santo Amaro (BA)

Economia

O mercado está com a atenção voltada para os Estados Unidos. Serão divulgados os dados do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de janeiro e o resultado pode dar uma luz para o mercado de quais os próximos passos do Federal Reserve.

Hoje e amanhã, o BTG Pactual realiza o CEO Conference Brasil 2023. Na ocasião estarão o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e os secretários da Fazenda  Bernard Appy, Gabriel Galipolo e Gustavo Guimarães, do Planejamento.

Confira a agenda econômica desta terça-feira (14)

Horário País Indicador
04h Reino Unido Taxa de desemprego (dezembro)
07h Zona do Euro PIB 4T22
09h Relatório Mensal da OPEP 
10h30 EUA Índice de Preços ao Consumidor (CPI/janeiro)
16h Argentina Índice de Preços ao Consumidor (CPI/janeiro)

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.