Paraná Pesquisas

Lula tem vantagem em limite de empate técnico apontado pela Paraná Pesquisas; veja evolução do levantamento

20 set 2022, 18:11 - atualizado em 20 set 2022, 18:11
urna eletrônica; eleições; lula bolsonaro
(Jeso Carneiro / Flickr)

Levantamento divulgado nesta terça-feira (20) pelo instituto Paraná Pesquisas mostra empate técnico para a presidência da República entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Os dois principais concorrentes ao posto, no entanto, estão no limite do empate, com vantagem para o petista.

A pesquisa mostra que o ex-presidente volta ao para o patamar que estava antes, entorno dos 40% das intenções de voto no primeiro turno, e que Bolsonaro tem estagnação, variando apenas 0,1% nas últimas pesquisas e abaixo do máximo de 37% que chegou a marcar.

O ex-presidente Lula tem 40,1% das intenções de voto contra 36,4% do atual presidente Bolsonaro, mantendo, pela margem de erro de 2,2 pontos percentuais, o empate técnico entre os dois pelo terceiro levantamento seguido do instituto. Na última pesquisa, Lula tinha 39,6% contra 36,5% de Bolsonaro.

Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência com 7,2%, tinha 7,4% na última semana, e Simone Tebet (MDB) com 4,6%, contra 4,7% do último levantamento. Brancos e nulos somaram 5,6% e indecisos 4,7%.

A pesquisa divulgada nesta terça mostra uma série de resultados negativos para o presidente Jair Bolsonaro.

Lula da Silva (PT) registrou 45% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) marcou 35% na pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada neste sábado.

Já conforme pesquisa realizada pela FSB/BTG e divulgada nesta segunda-feira (19), o ex-presidente Lula (PT) registrou 44% das intenções de voto no 1° turno das Eleições 2022, um aumento de 3 pontos percentuais ante a última semana,

Também divulgada nesta segunda-feira (19), pesquisa Ipec contratada pelo Globo aponta um crescimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aumentando a diferença para o segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista, segundo o levantamento, estaria próximo de uma vitória no primeiro turno.

O levantamento mostra Lula com 47% das intenções de voto, um ponto percentual a mais do que o levantamento anterior, e Bolsonaro com 31%, mesmo valor da última pesquisa.

Na quinta-feira (15), 0 Datafolha divulgou mais uma pesquisa de intenção de voto para presidente da República nas eleições de 2022. No levantamento, Lula aparece com os mesmos 45% das intenções de voto da última pesquisa, enquanto Bolsonaro desceu um ponto e esta com 33%.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.